Veja todas as publicações da PROTESTE em seu celular ou tablet!

Semana do Consumidor: veja o que a PROTESTE tem feito por você
Destacamos alguns feitos históricos e outras ações recentes para melhorar produtos e serviços e ajudar os consumidores a fazerem valer seus direitos. 
16 março 2018 |
BANNER DIA DO CONSUMIDOR – NEWSFLASH

Na quinta-feira, 15 de março, é comemorado o Dia Mundial dos Direitos do Consumidor. Aqui no Brasil, podemos comemorar feitos históricos, como a própria criação do Código de Defesa do Consumidor (CDC), assim como muitos avanços liderados por nós, da PROTESTE. Colaboramos para a criação do Custo Efetivo Total (CET), para a implantação obrigatória do sistema Isofix, que dá mais segurança para as crianças nos veículos, e para a melhoria da qualidade dos azeites de oliva comercializados no país, entre tantas outras conquistas.

Para 2018, iniciamos o ano com a campanha Limpe Seu Nome com a PROTESTE, que visa ajudar as pessoas que tiveram seu nome negativado indevidamente a retirá-lo da lista negra da inadimplência. Se você está passando por essa situação, participe da nossa ação.  Há relatos de consumidores que ganharam até R$ 5 mil de indenização ao terem seu nome negativado indevidamente.

E, como uma de nossas bandeiras é contribuir para a redução do endividamento no Brasil (de acordo com dados do início de 2017, mais de 61 milhões de brasileiros ainda estavam inadimplentes), organizamos uma ação especial de renegociação de dívidas na última semana (entre os dias 05 até 09), no Centro da cidade do Rio de Janeiro. O evento foi liderado pela PROTESTE e Procon Carioca e contou com a parceria da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), da Caixa e da Defensoria Pública.

Foram atendidas cerca de 760 pessoas e R$ 1,3 milhão em dívidas foram renegociados. Na ação, os consumidores puderam contar com auxílio dos nossos especialistas, que esclareceram dúvidas, analisaram cobranças indevidas e renegociaram dívidas. 

finalatualizacaodia13


Frente Parlamentar fortalece a defesa dos consumidores  

Embora nossas equipes realizem ações pontuais para consumidores de regiões específicas, nosso trabalho é voltado para todos os cidadãos brasileiros. Nesse sentido, o apoio de especialistas e acadêmicos da sociedade civil e de parlamentares é fundamental para fortalecer os direitos dos consumidores. 

Por isso, no ano passado, criamos a Frente Parlamentar de Defesa do Consumidor, que visa defender os interesses dos consumidores e construir um diálogo de primeiro nível para melhorar as relações de consumo no país. O projeto conta com a adesão de mais de 200 deputados federais e 20 senadores. Saiba como funciona a Frente. 

Empresas de telefonia e TV por assinatura no topo da lista das mais reclamadas 

Além de buscarmos o apoio de todos os setores da sociedade civil para nossa causa, procuramos "empoderar" os consumidores brasileiros, mostrando que eles não podem desistir de lutar por seus direitos. Nesse sentido, o trabalho do nosso Serviço de Defesa do Consumidor é fundamental. 

O serviço recebe diariamente inúmeras ligações e e-mails, com dúvidas e reclamações, sobre produtos ou serviços. A equipe oferece a todos os consumidores orientações sobre seus direitos e nossos associados contam ainda com o serviço de intervenção junto às empresas na busca por uma solução extrajudicial. Saiba como o auxílio de nossos especialistas faz a diferença.  

empresas-mais-reclamadas

Nos últimos 12 meses, o setor de bens de consumo foi o líder de reclamações entre os atendimentos que fizemos. Já em nosso ranking com os nomes das empresas mais reclamadas estão cinco operadoras de TV por assinatura e telefonia. Veja aqui os dados completos.

Em busca de produtos e serviços de qualidade 

Os testes com produtos e os estudos com serviços fizeram da PROTESTE uma referência para muitos consumidores. É a partir deles que podemos indicar a você os produtos e serviços que oferecem melhor custo-benefício. Com esses resultados, também podemos lutar junto aos órgãos responsáveis para que determinados aparelhos, por exemplo, se tornem mais seguros, quando constatarmos que oferecem riscos aos usuários. Confira os resultados de alguns testes e ações recentes e seus desdobramentos em prol do consumidor.   

 

Teste Mobi

 

Gostou deste conteúdo? Cadastre-se agora e receba gratuitamente informações da PROTESTE! Se você é associado e precisa de ajuda, ligue para nosso Serviço de Defesa do Consumidor pelo 0800 282 2204 (de telefone fixo) ou (21) 4003-3907 (de celular).

Leia também

consignado-cartao
Mais-barato-PROTESTE2
abertura
selo-proteste-aprovado

Deixe seu comentário()

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.