“Cobrimos qualquer oferta”. A frase de efeito é muito usada em encartes de supermercados e ninguém duvida que realmente cause impacto. Mas, infelizmente, nem sempre os estabelecimentos a levam a sério. Por isso, você tem de ficar alerta. E, mais do que isso, aproveitar melhor as promoções. Sim, pois, segundo o Código de Defesa do Consumidor (CDC), toda oferta anunciada tem de ser cumprida à risca.
O administrador Fábio José, associado da PROTESTE, conseguiu poupar uma graninha, fazendo valer o seu direito como consumidor. “Fui ao Carrefour com minha esposa, com um encarte de promoções do Guanabara, que chegou em nossa casa dentro do jornal O Globo. Na hora de passar no caixa, separamos os itens em promoção no Guanabara e pedimos que fossem cobrados os preços do concorrente. Em resumo: aproveitamos os descontos oferecidos no Carrefour e no Guanabara, economizando mais de R$ 50,00”, detalha o administrador.
Fábio não encontrou resistência, mas, caso você tenha problema em fazer com que a lei se cumpra, saiba que, quando qualquer oferta (não só as relacionadas a encartes de supermercados) é descumprida, há três alternativas para solucionar o problema. De acordo com o CDC, você pode exigir o cumprimento forçado da oferta descrita, aceitar outro produto equivalente ou cancelar a comprar. No último caso, o valor pago tem de ser devolvido, corrigido monetariamente. Mas, diante de qualquer problema, entre em contato com o nosso Serviço de Defesa do Consumidor e reclame com ajuda da PROTESTE.
Gostou deste conteúdo? Cadastre-se agora e receba gratuitamente informações da PROTESTE!
Se você é associado e precisa de ajuda, ligue para nosso Serviço de Defesa do Consumidor pelo 0800 282 2205 (de telefone fixo) ou (21) 3906-3800 (de celular).