Veja todas as publicações da PROTESTE em seu celular ou tablet!

Tarifa dinâmica: Saiba como não ser prejudicado no valor da corrida
Chamou a corrida pelo aplicativo e, na hora, de pagar o valor mudou? Conheça seus direitos e saiba o que fazer
06 dezembro 2017 |
uber-taxi

Hoje em dia, muitas pessoas já têm o costume de chamar um aplicativo de transporte para chegar ao destino desejado. Muitos preferem até nem ter seu próprio carro pela praticidade de utilizar os aplicativos. Para quem pretende consumir bebida alcoólica, por exemplo, a opção é a mais indicada. 

Embora a praticidade seja incontestável, a fatura do cartão pode disparar no final do mês. Entre corridas rápidas e baratas podem ter algumas em que pagamos bem mais caro pelo mesmo percurso, devido à aplicação da tarifa dinâmica. Mas, afinal, qual é a lógica dessa cobrança? Será que ela é abusiva?

Para refletir, faça a seguinte comparação: imagina se no horário de pico dos restaurantes você fosse cobrado a mais porque a empresa precisa ter mais garçons e cozinheiros ou, ainda, se os bares aumentassem o valor das bebidas no happy hour por não conseguirem atender a alta demanda. É o mesmo que acontece quando os aplicativos de transporte urbano: cobram mais caro porque existem poucos carros na sua localidade.

Conheça seus direitos

Como o risco do negócio não pode ser repassado ao consumidor, nos casos em que há um aumento repentino de pedidos nesses aplicativos, em uma região, o certo seria que o próprio administrador do aplicativo reduzisse o valor descontado de comissão paga pelo motorista à empresa ao invés de cobrar do consumidor um valor acima do previsto, por uma tarifa pouco transparente ao consumidor, a título de tarifa dinâmica.

A PROTESTE luta pela defesa dos seus direitos. Associe-se agora e confira todas as vantagens.

Sendo assim, tal cobrança é uma prática abusiva, pois eleva sem justa causa o preço do serviço. Além disso, é uma vantagem manifestamente excessiva, já que muitas vezes o consumidor contrata sem perceber que o valor que vai pagar será abusivo e geralmente bem maior do que o valor normal daquela corrida. Portanto, é expressamente proibida pelo artigo 39, V e X do Código de Defesa do Consumidor.

 O que fazer?

Caso perceba que foi prejudicado pela cobrança da tarifa dinâmica, exija seus direitos. Não havendo solução, reclame aqui com a ajuda da PROTESTE ou entre em contato com nosso Serviço de Defesa do Consumidor pelos números: 0800 282 2204 (de telefone fixo) ou (21) 3906-3900 (de celular). 

Somos fãs de tecnologias que facilitem a nossa vida, mas é preciso respeitar o direito do consumidor! Fique atento!

Gostou deste conteúdo? Cadastre-se agora e receba gratuitamente informações da PROTESTE! Se você é associado e precisa de ajuda, ligue para nosso Serviço de Defesa do Consumidor pelo 0800 282 2204 (de telefone fixo) ou (21) 3906-3900 (de celular).

Leia também

cancelar-passagem-aerea
conta-corrente-como-abrir
azeite-ministerio
consignado-cartao

Deixe seu comentário()

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.