Todo o ano a história se repete após a Black Friday. De um lado, consumidores felizes com suas compras (que, em muitos casos, nem são tão vantajosas assim). De outro, clientes que tiveram suas compras canceladas pelo fornecedor ou que receberam produtos danificados.
Veja dicas para evitar compras neste Natal
Entre os que compraram pela Internet, muitos ainda estão recebendo as compras que fizeram no dia 23 de novembro. Há ainda aqueles que não receberam o produto no prazo prometido. Este é seu caso? O prazo já expirou e o pedido ainda não chegou?
Sites de desconto em restaurante valem a pena?
Reunimos algumas dicas sobre o que você deve fazer se enfrentou ou enfrenta um problema desse tipo.
A empresa não entregou o produto no prazo
A loja on-line deve cumprir a data-limite prometida para a entrega. Se demorar para enviar o produto, mas estiver dentro do prazo, não há ilegalidade.
Não recebeu o produto no prazo? Veja o que fazer
Agora, se a empresa ultrapassou o período prometido, você deve entrar em contato com ela, cobrando a entrega ou pedindo seu dinheiro de volta.
Se, após a reclamação, a empresa não apresentar uma solução, o caminho é procurar os órgãos de defesa do consumidor, como a PROTESTE e o Procon ou, de forma extrema, o Judiciário. De qualquer modo, sugerimos que seja tentada, antes, uma solução amigável.
O pedido chegou, mas apresenta defeito
Se você perceber que a mercadoria que comprou chegou com algum defeito, entre em contato com a loja ou o fabricante.
Segundo o Código de Defesa de Consumidor (CDC), eles têm 30 dias para consertar a falha. Se o conserto não ocorrer nesse prazo, o consumidor poderá escolher entre três opções:
*Exigir a troca por outro produto em perfeitas condições de uso
*O abatimento proporcional do preço na aquisição de outro item do mesmo fornecedor (loja ou fabricante)
* Cancelar a compra e pedir a devolução integral da quantia paga, devidamente atualizada.
Quando se trata de um produto essencial com defeito, como geladeira ou um fogão, o fornecedor deve substituir o produto ou devolver a quantia paga imediatamente.
A loja cancelou o pedido sem justificativa
Se o pedido foi aprovado (no caso de lojas on-line) e você efetuou o pagamento por ele, a loja é obrigada a entregá-lo e não pode cancelar a compra.
Caso você tenha recebido um e-mail ou ligação informando que o pedido foi cancelado, entre em contato com a empresa, seja por meio do Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) ou da ouvidoria.
Se não resolver, procure órgãos de defesa do consumidor como a PROTESTE. Guarde todos os documentos que envolvam a compra, como e-mails, nota fiscal e números de protocolo de atendimento.
Gostou deste conteúdo? Cadastre-se agora e receba gratuitamente informações da PROTESTE! Caso tenha alguma dúvida, entre em contato com nosso Serviço de Defesa do Consumidor pelo telefone 4003-3907.