Notícia

TOP 10 empresas mais demandadas na PROTESTE

19 fevereiro 2014
10-mais-reclamadas

19 fevereiro 2014
Para alertar os consumidores a PROTESTE divulga a lista das dez empresas com maior número de registros no serviço de atendimento jurídico da associação no ano de 2013. Confira:

As empresas campeãs no ranking do atendimento da PROTESTE no ano passado foram em primeiro lugar a Oi, com 1025 mil queixas, em segundo lugar a Samsung, com 758 casos e a Claro na terceira posição com 657 ocorrências.  Estes dados são importantes para alertar os consumidores sobre os riscos de comprar ou contratar serviços nestas empresas evitando problemas futuros à aquisição.

Confira o ranking geral das empresas com maior número de registros:

  1. Oi.
  2. Samsung.
  3. Claro.
  4. Vivo.
  5. Banco Itaú.
  6. Sky Brasil.
  7. Banco do Brasil.
  8. Banco Santander.
  9. Tim Brasil.
  10. Caixa Econômica.

Os problemas mais comuns são relacionados a bens e prestação de serviços, com 81,63% dos registros. E os motivos mais frequentes são:

  • 33,6 % sobre entregas e prestação dos serviços contratados.
  • 24,8 % sobre a qualidade dos bens e serviços contratados.
  • 10,8 % sobre problemas com contratos.

Veja como proceder nos casos mais comuns de problemas de consumo.


Produto não entregue no prazo:

A data de entrega informada no ato da compra deve ser cumprida com todo rigor. Se isso não ocorrer, você pode exigir:

  • Entrega imediata do bem.
  • Substituição por outro equivalente.
  • Cancelamento da compra e o ressarcimento do valor pago.


Qualidade dos bens e serviços:

Os bens e serviços devem respeitar requisitos de qualidade estabelecidos para cada um deles, satisfazendo os consumidores para os fins a que se destinam. Caso o produto apresente algum problema o consumidor deve encaminhá-lo para a assistência técnica ou para análise. Nesse caso, o CDC prevê um prazo de 30 dias para que o fornecedor solucione o problema.

Se isto não ocorrer, o consumidor tem o direito de exigir a troca do produto, a restituição da quantia paga ou um abatimento proporcional.


Problemas relacionados a contratos:

  • Problemas com rescisão contratual.
  • Direito de cancelamento do contrato.
  • Termos e condições contratuais abusivas.


Confira alguns casos resolvidos pela PROTESTE em 2013:

Samsung Galaxy S3:

No ano de 2013 a PROTESTE realizou diversas intervenções entre consumidores e empresas. Um exemplo foi o caso do aparelho Samsung Galaxy S3. O episódio começou por conta de problemas recorrentes no smartphone Galaxy S3, e para ajudar os consumidores prejudicados a PROTESTE criou um hotsite exclusivo para receber reclamações sobre o aparelho.

Para os consumidores cadastrados no site, foi feita a intervenção entre a empresa e o cliente e, se o problema não fosse resolvido em 10 dias, um modelo de petição era enviado para o consumidor dar entrada em uma ação contra a Samsung no Juizado Especial Cível.

Claro Internet

Outro caso resolvido pela PROTESTE foi do associado que aceitou renovar seu serviço de Internet banda larga na Claro com um preço mais baixo e modem gratuito, mas, depois, foi informado que deveria optar pelo desconto ou pelo dispositivo.  

O problema foi que o associado teve sua expectativa frustrada, pois, quando decidiu usufruir o plano oferecido pelo atendente da Claro, foi informado, que as regras eram diferentes. Isso demonstrou ainda uma falha de comunicação entre os canais de atendimento da empresa. Entramos em contato com a operadora, exigindo o cumprimento do que foi ofertado. Dias depois, a Claro procurou nosso associado, mantendo a oferta de 6 GB, com desconto na fatura e modem gratuito, como ele desejava.

Atendimento PROTESTE:

Se você tem algum problema de consumo, você pode contar com o nosso Serviço de Defesa do Consumidor. Basta telefonar para:

  • (21) 3906-3900 (de telefone fixo)
  • 0800 201 3900 (de celular)


Você também pode acessar nosso canal de reclamações, o Reclame, e enviar seu caso diretamente para a empresa ou pedir a intervenção de nossos especialistas em Defesa do Consumidor. 

Gostou deste conteúdo? Cadastre-se agora e ganhe acesso ao conteúdo exclusivo que reservamos para você.



Imprimir Enviar a um amigo