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Vai viajar? Saiba como não pagar contas fixas no período de ausência
Embora poucos saibam, o consumidor tem o direito de suspender serviços como telefone, internet e tv a cabo durante sua ausência. Veja como solicitar e faça valer os seus direitos.
27 julho 2017 |
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Caso você tenha uma viagem planejada ou tenha que se ausentar por outro motivo e já sabe que não vai utilizar os serviços de TV por assinatura, telefonia e internet da sua casa por determinado período, é possível solicitar a suspensão temporária dos serviços, sem custo algum. A vantagem ainda desconhecida pela maioria é um direito do consumidor, que não precisa pagar pelo serviço que não vai usar e, assim, poderá economizar durante sua ausência. 

Como solicitar a suspensão
É importante ressaltar que você não pode estar inadimplente, ou seja, não poder ter faturas em aberto para ter direito à interrupção do serviço. Para fazer a solicitação, deve entrar em contato com a prestadora dos serviços de telecomunicações, anotando o número de protocolo, que servirá de comprovante caso haja cobrança indevida do período em que o serviço ficou inoperante e suspenso.
 
Atenção! A suspensão temporária somente pode ser solicitada pelo consumidor uma única vez a cada 12 meses e não poderá haver cobrança das mensalidades e nem sequer pela suspensão e restabelecimento dos serviços.  Além disso, o serviço deverá ser restabelecido para o mesmo endereço ou aparelho móvel em que era prestado anteriormente.
 
A gratuidade só vale se a suspensão for de, no mínimo, 30 dias e, no máximo, 120 dias.  O prazo para a prestadora suspender o serviço é de 24 horas após a solicitação do consumidor e o serviço deve ser reiniciado em até 24 horas após o pedido, que pode ocorrer a qualquer momento.
 
Lembre-se que a suspensão é temporária. Caso não tenha mais interesse em usufruir dos serviços, é aconselhável que seja solicitado o cancelamento.
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Teve solicitação negada? Saiba o que fazer
Caso enfrente dificuldades na hora de pedir a suspensão do serviço, ressalte que se trata de um direito do consumidor e cite as seguintes resoluções da ANATEL, de acordo com o serviço:
 
•Internet Banda Larga: Art. 67 da Resolução nº 614/2013.
•TV por assinatura: Art. 12 da Resolução nº 488/2007.
•Telefonia fixa: Art. 111 da Resolução nº 426/2005.
•Telefonia móvel: Art. 34 da Resolução nº 477/2007. 


Além disso, a PROTESTE pode te ajudar: 
acesse nosso canal Reclame e envie sua reclamação sobre o problema ou entre em contato com nosso Serviço de Defesa do Consumidor pelo número 0800 282 2204. Não aceite ser prejudicado!

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