Notícia

Veja se seu teatro é seguro

17 setembro 2012

17 setembro 2012

Constatar as condições básicas de segurança de uma casa de espetáculos é simples e rápido.

Se você for a um teatro que não traga algum dos itens abaixo, deixe a sua reclamação na administração do local e faça uma denúncia junto à Defesa Civil de sua cidade. Você, consumidor informado, também tem o poder de fiscalizar a segurança dos estabelecimentos para o bem de todos.

Teatro

1 - Extintores de incêndio - As casas de espetáculos devem ter extintores de incêndio em locais de fácil acesso e visualização. De nada adiantará se o extintor estiver fora da validade ou fora do alcance em caso de acidente. É preciso também usar o extintor certo para cada tipo de fogo. Para incêndios em madeira, plástico ou papel, a água é a melhor solução. Mas para queima de instalações elétricas, equipamentos, metais ou materiais inflamáveis, os extintores de pó químico são as melhores escolhas.

2 - Saídas de emergência - Devem estar em todos os andares, contendo portas largas, destravadas e com barras antipânico. As saídas de emergência devem estar sinalizadas, inclusive durante os espetáculos, com pouca luz.

3 - Aviso sonoro ou multimídia com as regras de segurança - Antes de qualquer espetáculo, os teatros devem mostrar à plateia onde estão localizadas as saídas de emergência e o que fazer em casos de acidente. Com criatividade, é possível até passar essas informações fundamentais de forma lúdica.

4 - Indicação de lotação máxima - Os teatros devem indicar também a lotação máxima de forma clara e em destaque em sua entrada ou na bilheteria. Destacar a planta do local também pode ajudar os bombeiros e os visitantes em caso de acidentes.


Imprimir Enviar a um amigo