Notícia

A PROTESTE reivindica

22 setembro 2010

22 setembro 2010

Treinamento para funcionários das empresas, multas para quem descumprir o estatuto e ônibus melhores são nossos pedidos

Para conscientizar a população da importância de se respeitar os direitos dos idosos no transporte sejam respeitados, a PROTESTE colocou cartazes em todos os ônibus do Rio de Janeiro e no Metrô de São Paulo.

Mas é necessário mais. A PROTESTE gostaria que a lei fosse ainda mais abrangente em relação aos direitos dos idosos e, por isso, solicitará uma audiência pública na Câmara dos Vereadores do Rio de Janeiro. Em São Paulo, já existe legislação que, acreditamos, deveria ser adotada em todo o país. Por exemplo:

  • A criação de um programa permanente de treinamento e reciclagem para motoristas, cobradores e fiscais de empresas de ônibus, que faça melhorar o tratamento dispensado aos idosos;
  • A aplicação de multa a empresas de ônibus cujos motoristas desrespeitem os direitos de quem tem o “passe do idoso” ou que cometam outras infrações, como não parar nos pontos mesmo quando o cidadão fizer sinal;
  • A adoção de projetos de construção e montagem de ônibus urbanos que sigam critérios que garantam maior mobilidade e conforto às pessoas com dificuldades de locomoção, sejam elas por conta de idade ou de deficiência.

Imprimir Enviar a um amigo