As crianças sempre devem ser avisadas sobre os riscos que correm se forem para a água sem cuidados prévios. É papel dos pais e responsáveis pelos menores conversar e orientar sobre os perigos de uma atividade sem segurança.
Confira nossas dicas de segurança:
- Quando estiver na praia ou pescando num rio, beba moderadamente.
- Se você precisar de alguma orientação, procure o salva-vidas.
- É fundamental não deixar a criança sozinha em piscinas. À medida que a criança cresce, a atenção tem que ser redobrada, pois a atração pela água só aumenta. O afogamento pode acontecer mesmo em pequenas quantidades de água. A mãe nunca deve se afastar ao dar banho, por exemplo.
- Se os pequenos sabem nadar, a preocupação é menor. Para as que são menores e não sabem nadar as boias continuam sendo as melhores amigas na hora da diversão aquática.
- Os modelos de boias disponíveis no mercado são bem variados e devem ser escolhidos conforme a idade e o peso da criança.
- Boias estilo colete salva-vidas são mais confiáveis porque não saem do corpo com facilidade. Mas, se os pais optarem por usar boias redondas infláveis, é aconselhável usar aquelas de colocar nos braços também, porque se uma escorregar, a outra protege.