Atentas à complexidade das relações de consumo que serão estabelecidas durante a Copa 2014, as entidades querem dar informações práticas e úteis, relacionadas à aquisição de produtos ou contratação de serviços. Na cartilha são informados os direitos dos consumidores nos vários segmentos do mercado, e são dadas importantes dicas de consumo.
A partir de 12 de junho do próximo ano, quando iniciam os jogos, o País receberá em torno de 600 mil turistas estrangeiros, e três milhões de brasileiros se deslocarão entre as 12 cidades-sede e demais polos turísticos do Brasil. Para quem virá de fora, a cartilha apresenta um pouco da cultura local, na seção Brasil de A a Z. O material será traduzido para orientar os turistas do exterior.
Entre os tópicos abordados estão os direitos básicos do consumidor, alimentação, aluguel de veículos, bancos, câmbio, cartão de crédito, hospedagem, ingressos, passagem aérea, passaporte, saúde, segurança, telefonia móvel, transportes e a quem recorrer em casos de problemas .
Baixe aqui a Cartilha da Copa: www.proteste.org.br/cartilhas.