Notícia

Casamento religioso: como ocorre

05 maio 2010

05 maio 2010

Há dois pontos em comum: todas efetuam algum tipo de culto e há uma forma de benção.

 Católicos

No casamento católico pode ser incluída uma missa completa ou apenas uma celebração do sacramento, na qual um padre abençoa os noivos e alianças, testemunhado pelos padrinhos e convidados.

A Igreja Católica também exige alguns documentos, dentre eles a cópia da certidão atualizada do batismo, carteira de identidade, comprovante de residência, comprovante de realização do curso de noivos, além do pagamento de uma taxa que pode variar de acordo com a Igreja.

 Evangélicos

Semelhante ao casamento católico, na cerimônia evangélica é proferido um culto onde o pastor ou ministro fala sobre o casamento e abençoa os noivos. Para os evangélicos, os noivos um compromisso.

 Judeus

O casamento judaico não pode ocorrer em dias religiosos e nem no sabat, período que vai do pôr-do-sol de sexta-feira até o de sábado.

A cerimônia acontece numa tenda, onde um rabino dará as benções matrimoniais perante dez testemunhas masculinas. A noiva dá sete voltas ao redor do noivo, simbolizando o envolvimento com o marido. Os noivos, em jejum, bebem da mesma taça de vinho e o noivo esmaga um copo com os pés.

Antes da cerimônia, é elaborado um contrato matrimonial, especificando as responsabilidades do marido para com sua esposa.

 Muçulmanos

O ritual do casamento muçulmano acontece em uma mesquita e é presidido por um sacerdote (imane). A cerimônia é iniciada coma leitura de um trecho do Alcorão, seguida de uma sermão.

 Budistas

Para os noivos budistas, a cerimônia é realizada em um templo por uma abade. Uma das tradições mais importantes é o san-san-kudo. O casal bebe três taças de saquê, em tamanhos diferentes. Em seguida, os noivos fazem os seus votos e ocorre a troca das alianças.

 Católicos Ortodoxos

A Igreja Ortodoxa é uma dissidência dos Católicos Apostólicos Romanos. Porém, a cerimônia possui rituais mais rígidos, que não permitem alterações. Há momentos importantes, dentre eles a Coroação e a Benção do Cálice de Vinho.


Imprimir Enviar a um amigo