Notícia

Casas de festas infantis podem melhorar

09 outubro 2014
casa-de-festas

09 outubro 2014

Visitamos dez estabelecimentos no Rio de Janeiro e percebemos a falta de importantes itens de segurança e de informações sobre o uso dos brinquedos.

Com uma grande variedade de casas de festas específicas para crianças, e esse mercado em expansão, a PROTESTE visitou, anonimamente, dez desses lugares no Rio de Janeiro, para verificar se seus filhos podem brincar com segurança e, você, ficar com a consciência tranquila.

Comparado ao nosso teste de casas noturnas, no final de 2013, marcado por flagrantes desrespeitos às normas de segurança e aos direitos do consumidor, observamos melhoras no cumprimento dos regulamentos. Todos os estabelecimentos, por exemplo, têm alvará de funcionamento, certificado do Corpo de Bombeiros e muitos mostram preocupação em evitar acidentes.

Questione e peça documentos para verificar segurança

Vale ressaltar que, ao procurar uma casa de festas para o aniversário de seu filho, procure sempre saber se ela está regularizada e se cumpre as normas do Corpo de Bombeiros. Se for preciso, questione e peça para ver os documentos. Isso é muito importante para se ter uma garantia maior de segurança.

Apenas dois dos 10 estabelecimentos visitados têm barras antipânico

No nosso teste, apesar de todos os estabelecimentos possuírem o alvará, a grande maioria – oito dos 10 – não continha barra antipânico nas saídas de emergência. Observamos, também, ausência de informações sobre o uso adequado dos brinquedos, item de segurança que é exigido por lei.

Salão de festas sem extintor de incêndio

Kids Club e Mimo’s Festas & Park, por exemplo, carecem sinais indicando a saída e, pior, não vimos sequer um extintor de incêndio no salão principal da casa Festarte. Isso é preocupante, pois é onde fica a mesa do bolo, repleta de velas. Metade dos estabelecimentos também não indica a lotação máxima.

Casas têm equipamentos contra incêndio e boa higiene de banheiros

Por outro lado, os locais estão bem equipados com itens de segurança contra incêndio e todos têm extintores em validade. Além disso, a higiene dos banheiros é ótima em cada um deles.

Os destaques de nosso teste são as casas Arca dos Sonhos, Espoleta e Brinca Comigo, que, apesar da já citada falta da barra antipânico, cumprem bem itens avaliados como indicação de saída, avisos para não fumar, placas indicativas e indicações para os brinquedos, além de todos os quesitos de segurança.

As restantes podiam seguir o exemplo e todas, com as devidas barras antipânico instaladas, garantirem, assim, que a brincadeira da criançada seja sempre feliz e com segurança.

Imprimir Enviar a um amigo