Notícia

Como planejar o casamento

22 novembro 2012

22 novembro 2012

Está pensando em se casar? Veja as dicas que a PROTESTE preparou para você planejar seu casamento com antecedência e sem dor de cabeça. 

Cada vez mais casais estão dispostos a oficializar o casamento. Para que tudo saia do jeito que se imaginou, é fundamental um planejamento, principalmente da parte financeira.

Para conseguir a disponibilidade dos melhores ou mais acessíveis fornecedores de serviços é bom considerar um prazo de um ano e meio para a data. Dessa forma, os riscos de não conseguir boas alternativas ou de acabar se endividando diminuem significativamente.

Os custos dependem do fornecedor

A pesquisa de preço torna-se a dica número um, e saber exatamente quanto pretende e pode pagar em cada tipo de serviço é importantíssimo. Isso porque há uma imensa variedade de preço, nos orçamentos dos fornecedores do mesmo ramo. Por isso, colocar tudo na ponta do lápis é fundamental.

Para lhe auxiliar na estimativa dos custos, orçamos os principais serviços para a realização de um casamento a ser realizado em dezembro de 2013 com 200 convidados, nas cidades do Rio de Janeiro e São Paulo.

Veja a variedade de preço entre essas duas cidades:

No entanto, a maior diferença que encontramos foram nos itens de pacote completo no Rio de Janeiro, onde a diferença entre o cenário mais barato e o mais caro foi de 715%. Em São Paulo,  a categoria som e luz registrou variações de 1650%. Na capital paulista, também encontramos o maior disparate (1900%) no valor de aluguel da casa de festas.

Como dividir os custos do casamento:

Se, até agora, você ainda não tem nenhum orçamento ou tem vários e não sabe como se decidir, propomos que você distribua a sua previsão financeira de acordo com a tabela abaixo:

Distribuição do orçamento entre os fornecedores:

  • Buffet * - 40%
  • Bolo e doces – 5%
  • Fotografia e Filmagem – 15%
  • Decoração – 15%
  • Trajes – 10%
  • Música – 10%
  • Valor emergencial – 5%

Para te dar uma mão na hora de planejar, veja no documento ao lado o cronograma  do que deve ser feito meses antes a partir da data do evento.


Imprimir Enviar a um amigo