Uma boneca de olhos arregalados e cabelos pretos e longos tem deixado pais, avós e professores bastante preocupados. Chamada de Momo, ela dá nome a um suposto desafio pela Internet que induziria jovens e crianças a cometer sufocamento e até mesmo o suicídio.
No mês passado, um menino de 9 anos teria cometido suicídio em Pernambuco ao participar do desafio.
Pelo jogo, o jovem ou a criança é convidada a adicionar um número no seu celular e, por meio do Whats App, recebe mensagens de criminosos que se passam pela boneca Momo. Pelo aplicativo, também são disparados conteúdos de ódio e violência.
Cuidado: seu celular pode estar sendo espionado
Há relatos de jovens que foram procurados pela boneca, assim como há casos de crianças e jovens que foram instigadas a entrar em contato com ela.
A imagem do jogo que viralizou, na verdade, é a foto de uma escultura conhecida como Mother Bird. Trata-se de uma criatura metade mulher, metade pássaro, que faz parte do acervo de um museu em Tóquio (Japão). A obra, no entanto, ganhou péssima repercussão no Brasil ao ser atrelada a esse desafio.
Webcams: uma ameaça silenciosa à sua privacidade
Não deixe de denunciar!
A PROTESTE alerta constantemente os consumidores para os delitos mais comuns disseminados via Internet e dá dicas sobre como o consumidor pode se proteger de cybercriminosos.
Babás eletrônicas são facilmente hackeadas
Racismo, injúria racial, homofobia, misoginia, pornografia de vingança, cyberbullying e estelionato devem ser combatidos e denunciados. A vítima deve registrar uma queixa em uma delegacia de Polícia, de preferência, especializada em crimes cibernéticos.
Para a denúncia, é fundamental reunir provas. Elas podem ser páginas, posts, mensagens, comentários com conteúdos ofensivos, nomes e fotos dos agressores.
Salvar os endereços eletrônicos, as datas e os horários dos acessos também é um recurso que pode ser utilizado para corroborar o crime. Dessa forma, a Polícia poderá rastrear os agressores e a Justiça será capaz de aplicar uma punição aos culpados.
No caso da boneca Momo, é fundamental que os pais e os professores mantenham diálogo com as crianças. Tirar o celular ou outros tipos de dispositivos eletrônicos não é suficiente, em um cenário onde as crianças podem ter acesso a tais jogos por meio dos amigos.
Por isso, conversar sobre o assunto, mesmo que a criança ainda não tenha conhecimento do ocorrido, é crucial para evitar futuras tragédias.
Em caso de dúvida sobre o assunto, entre em contato com o nosso Serviço de Defesa do Consumidor, acessando proteste.org.br/contato.