Nesta quarta-feira (29) o PROCON-SP autuou três espaços infantis denunciados pela PROTESTE, em maio deste ano.
Nossos especialistas avaliaram o funcionamento dos espaços infantis de shoppings nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Recife, com o objetivo de analisar se as instalações seguiam as normas de segurança para evitar acidentes aos pequenos usuários e também aos pais e responsáveis.
O resultado do teste mostrou que, entre os dez parques infantis avaliados nos quesitos de segurança, em nove a PROTESTE encontrou problemas que poderiam comprometer a segurança dos seus frequentadores. Com exceção do Cidade Animasom (Shopping Leblon - RJ), todos os nove parques restantes tiveram problemas de segurança, como, por exemplo, a falta de indicação da faixa etária permitida para alguns brinquedos e a inexistência de sinalizações com rotas de fuga.
Com base no teste da PROTESTE, o PROCON autuou os espaços Curumim Kids (Shopping Iguatemi), Magic Games e o Clubinho do Espinho (Shopping Santana). De acordo com o PROCON, o espaço Curumim Kids foi atuado, pois disponibiliza brinquedos cujas embalagens não traziam selo de certificação. Já o Magic Games mantinha brinquedos sem informação sobre a data da última manutenção e vistoria técnica. E por fim, o espaço Clubinho do Espirro foi autuado por não possuir um exemplar do CDC.
Além disso, os dois espaços citados, Curumim Kids e Clubinho do Espinho, não possuíam, na entrada do estabelecimento, um cartaz ou instrumento equivalente, contendo informações sobre a capacidade máxima de pessoas permitida no local, nem indicavam a existência de um alvará de funcionamento e prevenção contra incêndios, ou quaisquer documentos equivalentes com as respectivas datas de validade. Já no Magic Games, embora houvesse o alvará de funcionamento, esse não possuía data de validade.
Visando evitar acidentes e proteger a integridade e segurança física dos pais e crianças, a PROTESTE pediu providências aos Bombeiros e ao PROCON, que lavrou os autos de infração e instaurou os procedimentos sancionatórios.
Confira as dicas da PROTESTE para se divertir com segurança nos parques:
Alvará e certificado
Certifique-se de que o espaço possui alvará e certificado do Corpo de Bombeiros, que devem estar expostos em local visível como as bilheterias.
Câmeras de segurança
Veja se há câmeras, extintores, sprinklers, detectores de fumaça e iluminação de emergência, entre outros itens no local, que sejam de fácil compreensão para as crianças por meio de imagens e símbolos.
Proteção dos brinquedos
Verifique se brinquedos em altura, como passarelas e escadas, possuem tela de proteção para evitar quedas dos pequenos.
Banheiros no local
Se não há banheiro, pergunte qual será o procedimento com a criança, se ela precisar usar.
Proteção elétrica
Preste atenção se não há fios elétricos soltos no ambiente, especialmente nos jogos eletrônicos como vídeo games e veja se as tomadas estão com tampas de proteção.
Desocupação emergencial
Avalie a facilidade de evacuação, reparando se o trajeto até a saída se encontra livre de obstáculos e está devidamente sinalizado.
Monitores exclusivos
Observe se a piscina de bolinhas, o pula-pula, e o escorrega possuem normas de utilização e monitores exclusivos para cada atração.
Gostou deste conteúdo? Cadastre-se agora e receba gratuitamente informações da PROTESTE! Se você é associado e precisa de ajuda, ligue para nosso Serviço de Defesa do Consumidor pelo 0800 282 2204 (de telefone fixo) ou (21) 3906-3900 (de celular).