Notícia

Saiba o que observar ao escolher uma creche

14 dezembro 2016
escolher-creche

14 dezembro 2016
Definir o estabelecimento onde deixar seu filho é uma tarefa muito difícil. Mas, ao verificar alguns aspectos específicos no local, você pode fazer sua escolha com mais tranquilidade. Confira nossas dicas.
Encontrar uma creche segura, com boa infraestrututura e atividades pedagógicas que preencham o tempo da garotada pode ser um desafio. Foi o que constatamos em um estudo recente que fizemos com dez estabelecimentos da cidade do Rio de Janeiro, com mensalidades que variavam de R$ 750 a R$ 3 mil.

 

Vimos janelas sem telas de proteção em alguns estabelecimentos, material de limpeza guardado em local acessível às crianças, cômodos com paredes descascadas e evacuação dificultada pela presença de obstáculos espalhados por corredores e escadas. Portanto, se você estiver à procura de uma creche, fique bem atento. Veja a seguir o que você deve verificar ao visitar um local desse tipo.   

  

  • Confirme se a instituição tem alvará e certificado do Corpo de Bombeiros.

     

  • As salas de aula devem ser bem iluminadas e contar com ventilação natural. Observe se elas possuem telas de proteção.

     

  • É indicado que os trocadores dos bebês tenham as bordas altas, o que reduz as chances de as crianças rolarem e caírem. Os berços devem, por lei, possuir um bom espaço entre eles para evitar que se choquem com o movimento dos pimpolhos.

     

  • Os produtos de limpeza, assim como os medicamentos, devem estar em armários trancados ou longe do acesso dos pimpolhos.

img-creches2
Fique atento à limpeza à organização das salas. 


  • Verifique se os murais são presos com tachinhas e imãs. Embora pareçam inofensivos, podem causar um grave acidente. Eles podem se soltar e cair no chão. Assim, qualquer criança pode levar um deles à boca e se engasgar.

     

  • A rota de fuga em caso de incêndio ou pânico deve estar devidamente sinalizada e estar sem obstáculos, como itens de decoração e brinquedos. Procure por ela.

     

  • Certifique-se de que o estabelecimento possui extintores de incêndio bem sinalizados e acessíveis e iluminação de emergência nos corredores e nas escadas.

     

  • Veja se há fios elétricos soltos e fique de olho nas tomadas. O ideal é que obedeçam ao padrão brasileiro, de três pinos. Caso contrário, devem trazer tampa de proteção.
  • Fique atento à limpeza e à organização das salas. Vale lembrar que as instalações sanitárias não devem ter comunicação direta com cozinha, lactário ou refeitório.

     

  • Questione sobre a rotina, as atividades oferecidas e os valores cobrados além da mensalidade. Algumas creches cobram à parte por aulas de balé e judô, e, até mesmo, pela alimentação.

     

  • Pesquise na Internet sobre possíveis queixas quanto às creches pretendidas e peça referências a outros pais sobre esses locais.

     

  • Considere a localização da creche, que deve estar em área de fácil acesso para a família.

 



Gostou deste conteúdo? Cadastre-se agora e receba gratuitamente informações da PROTESTE! Se você é associado e precisa de ajuda, ligue para nosso Serviço de Defesa do Consumidor pelo 0800 282 2205 (de telefone fixo) ou (21) 3906-3800 (de celular).


Imprimir Enviar a um amigo