Festival de Verão, Carnaval, Olimpíadas, Réveillon... O Brasil está cada vez mais habituado a sediar grandes eventos. Mas, para evitar furadas como perda de documentos, furtos ou acidentes, é preciso tomar vários cuidados.
Cuidados e bom senso ajudam a evitar imprevistos
É importante, por exemplo, não comprar ingressos de cambistas, pois isso é ilegal – além, é claro, de o ingresso poder ser falso –, não beber se dirigir e procurar conhecer o evento antes. Muitos, como o Rock in Rio, informam em seus sites uma lista dos itens proibidos, como bebidas, garrafas e objetos de vidro, assim como dicas de segurança.
Para não estragar sua diversão, leve apenas o dinheiro necessário e os documentos indispensáveis, e guarde-os no bolso da frente. E não caia em erros comuns, como levar bebidas em garrafas de vidro ou caminhar pelo local falando ao celular.
Em locais com grande número de pessoas, é importante adotar certas medidas para não ter problemas. O correto, por exemplo, é levar dinheiro suficiente apenas para o evento, guardando-o no bolso da frente da calça. Já uma carteira cheia de notas e cartões, se colocada no bolso de trás, é uma tentação para possíveis ladrões.
Casas noturnas ainda sem segurança
Veja o que se deve - e o que não se deve - fazer para se divertir sem riscos:
- Informe-se sobre como chegar ao evento, as vagas para estacionamento, as facilidades de acesso ao local, se há alteração de sentido de vias ou a restrição de entrada de carros.
- Evite deixar seu carro com guardadores não uniformizados e sem identificação.
- Acesse os sites da Secretaria Municipal de Transportes da cidade para saber mais sobre os meios de transporte público e os táxis credenciados.
- Evite o consumo excessivo de álcool, o principal causador de brigas.
- Não fique perto de aglomerações e evite tumultos.
- Ao chegar, localize as rotas de fuga, os centros médico e de informações.
- Chegue antes. Ao sair, deixe a multidão ir embora ou antecipe-se em 15 minutos.
- Não manuseie a carteira ou tire notas de dinheiro em locais públicos.
- Se não for morador do local do evento, leve o cartão do hotel com telefones ou endereço de onde está hospedado, além de um mapa da cidade.
- Caso seja turista internacional, traga sempre seu passaporte original e guarde fotocópias no local de hospedagem.
- Solicite informações em balcões adequados de atendimento ao turista ou a agentes de segurança pública.
- Procure cumprir sua programação e informe conhecidos sobre o seu destino.
- Deixe bens de valor em segurança no local de hospedagem.
- Caso precise, procure o apoio de agentes de segurança pública, que ficam posicionados estrategicamente.
- Se for roubado, agredido ou estiver em perigo, ligue para o telefone 190, o atendimento de emergência da Polícia Militar de todos os estados e do Distrito Federal. Não reaja, não faça movimentos bruscos e mantenha a calma.
Gostou deste conteúdo? Cadastre-se agora e receba gratuitamente informações da PROTESTE!