Veja todas as publicações da PROTESTE em seu celular ou tablet!

Spinner e Hoverboard: saiba quais são os perigos dos brinquedos da moda
Superaquecimento e comercialização irregular dos produtos geram problemas graves que podem colocar a segurança da criança em risco. Veja nossas dicas e saiba como evitar contratempos.
06 julho 2017 |
perigos-spinner-hoverboard
Mesmo sendo a atual febre do momento entre a garotada e de serem aparentemente inofensivos, o hoverboard - uma espécie de skate elétrico futurista, e o brinquedinho giratório hand spinner, podem colocar em risco a segurança da criança durante o uso. O fato, inclusive motivou o Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC) a abrir investigação sobre a suspeita de irregularidades na comercialização do “hand spinner”.
 
Apesar de já estar disponível na internet, em lojas físicas e até camelôs, o brinquedo precisa ser aprovado e receber o selo de qualidade do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) antes de ser fabricado ou comercializado. Na prática, isso significa que o spinner precisa cumprir requisitos técnicos e ser regularizado antes de ser colocado à venda. Dessa forma, qualquer estabelecimento que o comercialize de modo irregular, poderá ser responsabilizado ou até punido. 

Produtos irregulares causam problemas

É muito importante sempre comprar produtos certificados, pois somente eles possuem indicação de idade mínima, que no caso do hand spinner é de seis anos, passam por normas brasileiras e tendem ser seguros para a diversão da criançada. Com intuito de verificar as possíveis falhas neste produto, a PROTESTE vai realizar um teste para identificar os reais riscos que o brinquedo pode expor os usuários. 

spinner-vendainformal

Em Frankfurt , na Alemanha houve a apreensão de mais de 35 toneladas de Spinners importados da China, pois continha peças que se soltavam e poderiam ser facilmente engolidas. Além de não haver referências dos fabricantes responsáveis, o produto não possuía a marca CE (Conformidade Europeia), a qual indica que o produto cumpre requisitos legais para ser comercializado. 

Spinner: brinquedo da moda não é para todas as idades

Com o
Hoverboard - outro produto febre entre as crianças - a situação não é diferente. Vários modelos importados da China e que estão disponíveis no mercado informal, têm uma bateria de baixa qualidade. Na prática, as más condições da bateria fazem com que esse produto superaqueça e consequentemente pegue fogo. Dessa forma, para garantir a segurança da criança, na hora da compra desconfie de preços muito baratos e dê sempre preferência aos produtos certificados. 

 

Gostou deste conteúdo? Cadastre-se agora e receba gratuitamente informações da PROTESTE! Se você é associado e precisa de ajuda, ligue para nosso Serviço de Defesa do Consumidor pelo 0800 282 2204 (de telefone fixo) ou (21) 3906-3900 (de celular).

Leia também

plano-de-celular
gps-dois
cancelar-passagem-aerea
apple

Deixe seu comentário()

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.