Veja todas as publicações da PROTESTE em seu celular ou tablet!

Veja como consultar o saldo do FGTS
Ao menos 10 milhões de brasileiros poderão fazer o saque do saldo de contas inativas. Aplicativo da Caixa ajuda você a descobrir se tem direito à retirada. 
02 fevereiro 2017 |
Ao menos 10 milhões de brasileiros terão direito ao saque dos saldos de contas inativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). O calendário para os saques pode ser divulgado ainda em fevereiro. Você já sabe se tem direito à retirada também? Mostramos a seguir como consultar o saldo e resgatar seu dinheiro.
 
As contas inativas do FGTS são aquelas que não recebem  depósitos desde 31 de dezembro de 2015. Cada conta é vinculada a uma empresa em que você trabalhou e é “desativada” quando o contrato de trabalho é encerrado.  Portanto, se o saldo de uma ou mais contas tiver sido atualizado pela última vez até aquele prazo, você tem direito ao saque.

A sua situação no momento do saque não vai importar. Se está trabalhando,  desempregado ou se já se aposentou. Mas, se for um trabalhador ativo com carteira assinada, não poderá retirar o saldo da conta vinculada ao seu atual emprego. O Governo Federal liberou o saque dessas contas para que milhões de trabalhadores possam voltar a consumir. 

Plataformas disponibilizam informações

Em março do ano passado, a Caixa lançou o aplicativo do FGTS que está facilitando a consulta ao saldo das contas. A ferramenta está disponível gratuitamente nas versões Android, iOs e Windows.  Com ele, você pode atualizar seu endereço, consultar seus extratos e baixá-los em PDF, entre outras funções, com seu Número de Inscrição Social (NIS) e uma senha. 


imgfgts-app2

Outra opção é consultar pelo site da Caixa, cadastrando uma senha. Caso não a lembre, tente recuperá-la, usando o NIS. O acesso também pode ser feito com a senha do  Cartão Cidadão. O serviço mostra dados cadastrais e lançamentos feitos na conta nos últimos seis meses.

imgfgts-site

Você também pode fazer a consulta diretamente no home banking, caso seja correntista, ou pelo telefone 0800-726-0207, de segunda à sexta-feira, e de 10h às 16h, aos sábados.  Se tiver condições, poderá também dirigir-se pessoalmente aos guichês de uma das agências da Caixa para ou a um posto de atendimento para fazer a consulta utilizando o Cartão Cidadão.

Cuidado com os juros da antecipação

Aproveitando a “ansiedade” dos contribuintes com a possibilidade de poder sacar o FGTS, alguns bancos  estão antecipando o valor do saldo para os correntistas. Contudo, para receber essa antecipação, você pagará juros.

Desse modo, só contrate esse crédito se estiver passando por dificuldades ou para pagar dívidas que tenham um Custo Efetivo Total (CET) mais elevado. Lembrando que o crédito consignado é sempre a melhor opção, caso enfrente problemas financeiros. 

Gostou deste conteúdo? CADASTRE-SE agora e receba gratuitamente informações da PROTESTE! Se você é associado e precisa de ajuda, ligue para nosso Serviço de Defesa do Consumidor pelo 0800 282 2204 (de telefone fixo) ou (21) 3906-3900 (de celular).


Leia também

azeite-proibido
distrato
alimentação
conta

Deixe seu comentário()

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.