Veja todas as publicações da PROTESTE em seu celular ou tablet!

Manifestação contra sobretaxa da água em SP
PROTESTE promove ato para cobrar decreto oficial de racionamento em São Paulo e transparência nas informações sobre a crise passadas ao consumidor.
 
26 janeiro 2015 |

A PROTESTE promoveu, nesta segunda-feira (26), manifestação em frente ao Palácio dos Bandeirantes, sede do governo de São Paulo, no Morumbi; em que foi cobrado do governador Geraldo Alckmin o decreto oficial de racionamento antes de instituir a sobretaxa e transparência nas informações passadas ao consumidor sobre a crise hídrica. 

No ato, denominado "Banho Coletivo na Casa do Alckmin", os manifestantes, de forma descontraída, portavam faixas dizendo:

  •  "Consumidor quer água e respeito”;
  • “Crise se enfrenta com ação e informação”;
  • “Direito à água, direito de saber”;
  • “Racionou, conta para nós”.

 A PROTESTE recorreu hoje (26), no Tribunal de Justiça de São Paulo, da decisão que autorizou o retorno da sobretaxa de até 100% na conta de água para consumidor que exceder a média de consumo, até que o governo decrete oficialmente o racionamento.

"Sabemos que estamos em uma crise, mas o consumidor não pode ser prejudicado com uma multa se não há racionamento. Além disso, o consumidor também tem o direito de saber os dias e horários em que ficará sem o fornecimento de água", afirma Maria Inês Dolci, coordenadora institucional da PROTESTE.

Com a atual situação de escassez nos reservatórios, o consumidor está sendo duplamente penalizado, ao pagar mais caro com a geração de energia pelas termelétricas e a multa no consumo de água. 

A tarifa adicional foi aprovada pela Arsesp e está valendo desde a semana passada, para mais de 28 milhões de consumidores atendidos pela Sabesp, em 364 municípios. A sobretaxa será cobrada dos usuários que ultrapassarem a média de consumo registrada antes da crise, de fevereiro de 2013 a janeiro de 2014.

Quem tiver o consumo igual ou menor que 20% terá um acréscimo de 40% na conta de água. Se gastar acima de 20% em relação à média, terá ônus de 100% na conta.

Enquanto a batalha nos tribunais continua, disponibilizamos um guia com todos os seus direitos e dicas para reduzir sua conta de água. Faça agora o download do seu! E, ainda, a PROTESTE criou um abaixo-assinado para estimular a causa.

 

 

 

 

Gostou deste conteúdo? Cadastre-se agora e ganhe acesso ao conteúdo exclusivo que reservamos para você!

 

Leia também

plano-de-celular
economias
guia-supermercados
rotulo-alimento-transgenico

Deixe seu comentário()

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.