Notícia

No Dia Mundial da Água a PROTESTE reitera pedido de fim da sobretaxa

21 março 2016

21 março 2016

Sabesp desperdiça o quádruplo do volume de água economizado com o bônus para quem gastou abaixo da média.



No Dia Mundial da Água, comemorado nesta terça-feira (22), a PROTESTE reiterou cobrança à Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) para suspensão da multa para os casos de consumo além da meta estabelecida pela empresa para os usuários de São Paulo.


“Se a situação de abastecimento normalizou, não há porque manter a multa para quem não economiza água, instituída em 2014, no auge da crise hídrica”, afirma Maria Inês Dolci, coordenadora institucional da PROTESTE. 


A Sabesp desperdiça o quádruplo do volume de água economizado com o bônus para os consumidores que gastaram abaixo da média, conforme dados obtidos por meio de parceria entre a PROTESTE e o site de jornalismo de dados Fiquem Sabendo, via Lei de Acesso à Informação.


Para chegar a estes dados foram compilados todos os dados, de março de 2014 a setembro de 2015, sobre o desperdício de água causado pela própria Sabesp, e o volume de água economizado em virtude da adesão dos consumidores da Grande São Paulo ao bônus. Os dados a partir de outubro  de 2015 só estarão disponíveis  após o fim do mês.


Os dados sobre o desperdício representam a soma de duas perdas. Uma delas se refere ao volume de água perdido em razão dos vazamentos da rede da própria Sabesp, que é constituída pelas tubulações subterrâneas que levam a água da estação de tratamento até as cidades onde residem os seus consumidores; a Sabesp chama isso de perda física.


E também é considerado o volume de água perdido em razão dos vazamentos existentes nos ramais, que são as tubulações subterrâneas que ligam a rede da Sabesp aos imóveis de seus consumidores, considerada perda comercial, pela Sabesp.


Já os dados sobre a economia obtida em virtude da adesão ao bônus representa a quantidade de água que deixou de ser consumida pelos clientes que atingiram as metas exigidas pela Sabesp para conceder descontos na conta de água. 


A partir do cruzamento dessas informações,  se constata que entre março de 2014 e setembro de 2015, a Sabesp desperdiçou 907,6 bilhões de litros de água. Compõem este número 600 bilhões de litros de perdas físicas e 307 bilhões de litros de perdas comerciais. 


No mesmo período, o fato de a maioria dos consumidores ter conseguido atingir as metas de redução de consumo, e por isso obtido o desconto na conta de água, representou uma economia de 225,7 bilhões de litros de água.


Gostou deste conteúdo? Cadastre-se agora e ganhe acesso ao conteúdo exclusivo que reservamos para você! 

Se você é associado PROTESTE e precisa de ajuda com nosso conteúdo ligue para (21) 3906-3980.


Imprimir Enviar a um amigo