Notícia

Saiba como a água é tratada

18 abril 2011

18 abril 2011

Ela passa por inúmeros processos de filtragem antes de chegar a sua casa.

A água geralmente é captada em rios, atravessando dois túneis. As tomadas de água são protegidas por uma barragem flutuante e por um sistema de gradeamento, que impede a passagem de galhos, plantas e de qualquer outro tipo de material grosseiro que venha na água do rio.

Do túnel, a água segue para os desarenadores. Estes são canais, que servem para remover areia e materiais pesados que ainda estão em sus pensão na água.

No final dos desarenadores ficam localizados as elevatórias de água bruta. Depois de bombeada a água bruta segue através de cinco grandes adutoras. Em seguida, a água chega a estação de tratamento e passa por uma unidade, chamada Caixa de Tranquilização. Nela, inicia-se um processo de separação das impurezas da água, que é acaba em uma unidade deno minada Floculador.

Depois a água passa por decantadores. Neste ponto calhas introduzidas nos decantadores conduzem a água clari ficada para 72 filtros de areia.

Após a passagem pelos filtros, a água toma-se totalmente límpida. Daí, ela chega a um grande reservatório de contato onde será efetuada a aplicação de Cloro para a desinfecção, permanecendo o tempo necessário para a total eliminação de bactérias e outros microorganismos patogênicos que não tenham sido eliminados nos processos anteriores de tratamento.

Após a desinfecção com cloro, se tem a adição de cal virgem para eliminação total da acidez da água, protegendo as tubulações e equipamentos. Finalmente tem-se a aplicação de flúor, que é efetuado para o auxílio na prevenção da cárie dentária.

Após o tratamento a água segue para o siste ma de adução para ser distribuída.


Imprimir Enviar a um amigo