Veja todas as publicações da PROTESTE em seu celular ou tablet!

Presentes de Natal: melhores opções com o menor custo
Algumas atitudes simples podem contribuir para a economia na hora de escolher o melhor presente de Natal
15 dezembro 2021 |

Durante o mês de dezembro, acontecem algumas das celebrações mais aguardadas do ano: o Natal e o réveillon. Nesse período, familiares distantes se reencontram e amigos fazem confraternização para celebrar a união e o amor entre as pessoas. Também é em dezembro que acontecem as trocas de presentes, tanto nos famosos amigos secretos como no dia 24/12. Mas você sabe escolher o presente de Natal de forma econômica?

Acompanhe o artigo da PROTESTE com as principais opções de presentes para toda a família com várias dicas de economia para você presentear com o melhor custo-benefício.

Por que trocamos presentes no Natal?

A resposta para esta pergunta tem origem no nascimento de Jesus Cristo. Alguns historiadores associam a tradição de trocar presentes no dia 24 de dezembro com a visita dos três Reis Magos ao Jesus, logo após seu nascimento. Baltazar, Belchior e Gaspar levaram ouro, mirra e incenso para proteger e abençoar o menino que acabara de nascer.

Outras pessoas também relacionam a troca de presentes a São Nicolau. Ele teria sido responsável por presentear crianças de famílias carentes no século IV. Algumas histórias dizem que ele também jogava moedas pela chaminé das casas.

Nos últimos séculos, a tradição de trocar presentes no Natal cresceu e se tornou uma das épocas mais esperadas do ano, tanto para quem vai presentear como para quem receberá. Os familiares e amigos que participam desse momento querem mostrar seu carinho e admiração através de presentes e mensagem de agradecimento e felicidades.

Como economizar com o presente de Natal?

Algumas atitudes simples podem ajudar na economia dos presentes natalinos. As dicas vão desde pesquisas em sites e lojas físicas até utilização de cupons de descontos. Vale lembrar que várias lojas e marcas fazem promoções ou kits para esta época do ano. Ficar de olho nessas opções pode garantir uma ótima escolha com um menor custo para o consumidor.

Por isso, vamos explicar como levar os melhores produtos para casa pagando menos. Acompanhe as dicas da PROTESTE.

Pesquisar em lojas físicas e e-commerces

Podemos dizer que essa dica é uma das mais tradicionais e efetivas para quem busca economizar em qualquer época do ano. As pesquisas podem ser feitas em várias lojas a fim de encontrar o mesmo produto, ou opções semelhantes, com um valor mais baixo.

Atualmente, o consumidor também tem a opção de pesquisar em lojas on-line. Nesses casos, a busca por diferentes preços fica até mais fácil, já que não há gastos com locomoção e deslocamento. A PROTESTE facilitou ainda mais a busca por menores preços com o plugin Mais Barato PROTESTE. A ferramenta mostra opções mais baratas do item pesquisado, testa cupons de descontos e avisa quando o produto chega no valor desejado pelo consumidor.

Vale lembrar que muitas cidades possuem centros comerciais e shoppings, esses lugares são ideais para pesquisa de preços, pois têm uma grande concentração de marcas e produtos em um mesmo espaço.

Buscar promoções

Algumas empresas costumam fazer promoções nos últimos meses do ano, principalmente de produtos específicos, pois vão ser atualizados ou por causa da mudança de estação. Vale pesquisar se alguns itens da sua lista de presentes estão com desconto em alguma loja.  

Também é indicado monitorar a mudança de preços nas últimas semanas, e para isso acontecer é necessário planejamento. Monte uma planilha simples e acompanhe a variação do valor cobrado pelos principais fornecedores do mercado. Como já mencionamos anteriormente, algumas marcas fazem kits para presentes, em alguns casos pode ser mais vantajoso escolher esses itens do que comprar as peças separadamente.

Porém, tenha cuidado com os golpes nessa época do ano. Os fraudadores sabem que os consumidores estão dispostos a comprar e querem economizar, por isso aproveitam a oportunidade para aplicar golpes. 

Veja as reclamações mais comuns recebidas pelo Reclame nessa época do ano: “no Natal, observamos que as reclamações são principalmente sobre cobranças indevidas, produtos não recebidos, cancelamentos e problemas com a entrega. Podemos ver o crescimento de questões envolvendo o e-commerce, o que aponta para mudanças no comportamento do consumidor brasileiro”, explica o especialista responsável pelo Reclame, Adriano Fonseca.

Utilizar cupons de desconto

Outra dica bastante vantajosa e que pode fazer a diferença é usar cupons de descontos. Eles ganharam bastante popularidade nos últimos anos por causa da internet. Diversas lojas online oferecem esses benefícios que podem ser utilizados em vários produtos e serviços. Além do cupom, você pode economizar com o plugin Mais Barato Proteste, que compara os melhores preços em diversas lojas.

Alguns sites também oferecem frete grátis em compras. No caso das lojas físicas, algumas empresas costumam diminuir o valor cobrado a partir de determinada quantidade de produtos ou através de campanhas de fidelidade. Veja se sua loja preferida tem alguma dessas facilidades e economize na escolha do presente de Natal.

Avaliar o custo-benefício

Algumas pessoas acreditam que o produto mais caro é a melhor opção, mas esses dois fatores não têm relação, principalmente quando falamos em custo-benefício. O termo busca relacionar as necessidades do consumidor com o valor cobrado pela mercadoria ou serviço.

É necessário entender quais são as expectativas de uso para o item avaliado e escolher a melhor opção que atende as necessidades do consumidor. Em alguns casos, os produtos mais modernos ou com mais funcionalidades não apresentam as melhores opções em custo-benefício, pois a maior parte das ferramentas oferecidas não será utilizada.

“É importante que o consumidor sempre verifique a sua necessidade antes de realizar a compra. Produtos com diversas funções tornam-se mais caros e essas funções adicionais podem acabar não sendo usadas. Dessa forma, a melhor opção é entender a necessidade da compra e depois verificar o produto que tenha o melhor custo-benefício para esses critérios”, explica o pesquisador da PROTESTE, Thiago Porto.

Principais presentes de Natal

A escolha do presente de Natal ideal depende do perfil do presenteado. Alguns fatores podem influenciar na decisão, como idade, hobbies, gostos pessoais e necessidades. Algumas pessoas preferem itens para uso pessoal, outras adoram utensílios para casa.

Mas uma coisa é certa: os eletrônicos e eletrodomésticos são os queridinhos dos consumidores que querem presentear familiares e amigos com produtos modernos e úteis. O mercado oferece muitas opções, desde smartphones até fritadeiras elétricas. Por isso, é importante pesquisar bem e conhecer o perfil da pessoa que vai receber o produto para não errar na escolha.

Eletrônicos

Vivemos em uma sociedade cada vez mais conectada e virtual que transformou as relações sociais. Atualmente, muitas pessoas utilizam aparelhos eletrônicos para falar com familiares e amigos distantes, fazer pesquisas ou acompanhar a melhor rota para chegar ao destino final.

Os diversos produtos disponíveis no mercado possuem muitas ferramentas que facilitam a vida do consumidor. Por isso, a PROTESTE comparou os principais itens desejados pelos consumidores na hora de presentear. Durante o mês de dezembro, a associação liberou o resultado dos testes de alguns eletrônicos, eletrodomésticos e alimentos. Eles são realizados pela equipe de especialistas da associação em laboratórios credenciados pelos órgãos fiscalizadores. Os critérios utilizados para a avaliação vão desde funcionalidades até gasto de energia elétrica. Veja a seguir:

Celulares

Em um mundo cada vez mais conectado, os celulares tornaram-se populares e tecnológicos. Nosso teste avaliou 13 características de 162 celulares, entre elas estão a qualidade da câmera, som e vídeo, resistência do aparelho e sua confiabilidade.

Para ter acesso ao resultado das comparações de outros produtos, como tablets e televisores, é necessário ser um associado PROTESTE clicando aqui. 

Eletrodomésticos

Ganhar um eletrodoméstico é o desejo de muitas pessoas que são apaixonadas por cuidar da casa. Eles tornam nossos dias mais práticos e facilitam as atividades domésticas. As fabricantes oferecem diversas opções, desde itens para fazer café até máquinas de lavar roupas.

Acesse os comparadores da PROTESTE e veja qual é a melhor opção entre as principais opções do mercado. Durante o mês de dezembro, o consumidor tem acesso aos resultados de alguns produtos de forma gratuita, acompanhe:

Cafeteiras

As cafeteiras são um equipamento versátil e podem variar de diferentes maneiras, como o tipo de cápsula utilizada e os acessórios disponíveis. Por isso, nossos especialistas avaliaram 8 características do eletrodoméstico, desde segurança até facilidade de uso. Saiba o resultado do nosso teste.

Fogões

O fogão é bastante utilizado pelos amantes da cozinha. O eletrodoméstico precisa ser prático, eficiente e seguro para garantir uma melhor experiência para o consumidor. Nossos especialistas avaliaram essas e outras características de 79 fogões. Saiba o resultado do nosso teste.

Fritadeiras

As fritadeiras elétricas são úteis para quem busca uma alimentação mais equilibrada, já que não utiliza nenhum óleo para fritura. Contudo, alguns itens precisam ser avaliados para o eletrodoméstico não se tornar um vilão, como o gasto de eletricidade, o barulho durante o preparo e a segurança. Saiba o resultado do nosso teste de fritadeira

Ferro de passar

O ferro de passar é um eletrodoméstico que pode causar alguns acidentes com queimaduras, principalmente se não respeitar as regras de segurança. Saiba qual modelo escolher com a PROTESTE. Nossos especialistas avaliaram os 12 principais modelos do mercado, desde segurança até facilidade de uso.

Geladeiras

As geladeiras representam outro produto que mudou bastante com o avanço tecnológico. Atualmente, os equipamentos possuem muitas funcionalidades e variações disponíveis para o consumidor. Saiba qual modelo escolher com o teste comparativo da PROTESTE. Avaliamos 10 características de 40 geladeiras disponíveis no mercado.

Grill

Algumas características devem ser observadas antes de escolher um grill, como o tipo de alimento que se pretende preparar, carne, frango ou hambúrguer, por exemplo. De acordo com o uso do consumidor, é indicado um modelo que alcance temperaturas maiores. Veja qual grill escolher com o teste comparativo feito com 16 modelos.

Lavadoras de roupas

As máquinas de lavar roupas disponíveis no mercado possuem diferentes características, já que algumas são automáticas, semiautomáticas, possuem carregamento frontal ou superior. O consumidor precisa avaliar os benefícios de cada opção e escolher a lavadora que mais se adequa ao seu estilo de vida. Saiba mais com o teste comparativo PROTESTE.

Liquidificadores

A frequência de uso, o tipo de alimento utilizado e o valor do investimento são alguns dos questionamentos que o consumidor deve fazer antes de escolher o liquidificador. Nossos especialistas avaliaram 9 características dos principais modelos do mercado para você fazer a melhor escolha. Acesse o teste de liquidificadores

Micro-ondas

O micro-ondas é um aparelho bastante útil e versátil, principalmente para os consumidores que têm um dia a dia mais corrido. O mercado oferece diferentes modelos com capacidades e funcionalidades diferentes. Saiba qual micro-ondas escolher com o teste comparativo da PROTESTE.

Ventiladores

Os ventiladores são bastante utilizados pelos consumidores, já que vivemos em um país tropical. Antes de decidir o modelo ideal é necessário avaliar o uso do aparelho e a potência desejada. Por isso, avaliamos os principais modelos do mercado para ajudar nessa decisão. Saiba qual modelo escolher com nosso teste comparativo.

Para ter acesso aos comparadores de outros eletrodomésticos é necessário tornar-se um associado PROTESTE, clique aqui. Nossos associados têm uma série de benefícios para economizar e se informar durante todo o ano.

Monte sua ceia de Natal com as dicas PROTESTE

A PROTESTE também compara as principais opções de produtos alimentícios. Os especialistas da associação analisam a tabela nutricional, o valor do produto e qualidade para indicar as melhores opções custo-benefício.

Utilize a ferramenta para montar uma ceia saborosa e nutritiva para toda a família. Veja o resultado de alguns comparadores PROTESTE de forma gratuita durante o mês de dezembro:

Azeite

Os azeites são bastante utilizados para temperar saladas e preparar alguns alimentos, por isso fazem parte da lista de ingredientes para o Natal. Os produtos que fizeram parte do teste da PROTESTE foram comprados de forma anônima nos supermercados e foram testados em laboratórios autorizados pelo Ministério da Agricultura (Mapa) e pelo Conselho Oleícola Internacional (COI) a partir de critérios nacionais e internacionais. Saiba qual azeite escolher com o resultado do nosso teste. 

Arroz

Arroz com passas ou sem passas? Polêmicas à parte, um dos queridinhos do brasileiro tem presença confirmada na ceia natalina e pode ser preparado de diversas formas. Por isso, nossos especialistas testaram as principais marcas do mercado. Acesse nosso teste comparativo e saiba qual arroz escolher para garantir o sabor e a nutrição necessários para toda a família.

Feijão preto

O feijão preto também faz parte dos principais alimentos consumidos pelo brasileiro e está presente na famosa feijoada, que pode ser um prato para o almoço de Natal. O grão além de delicioso é bastante nutritivo e versátil, podendo ser preparado com verduras, folhas ou carnes. Não há limites para as combinações. Saiba qual produto escolher com o teste comparativo da PROTESTE.

Leite integral

Na época natalina, esse produto pode ser utilizado para fazer diversos tipos de sobremesas. Contudo, alguns fatores como a data de validade e a condição da embalagem podem influenciar na qualidade do produto. Nossos especialistas testaram as principais opções do mercado. Saiba qual escolher com a PROTESTE.

Sódio

A PROTESTE também testou a quantidade de sódio em 8 produtos: biscoito integral salgado, biscoito maisena, cream cracker, presunto cozido, lasanha, queijo prato, torrada integral e creme de ricota. Eles fazem parte da ceia natalina com o preparo das sobremesas, no caso dos biscoitos, e do almoço ou jantar, com o queijo e presunto para fazer lasanha. Saiba quais deles se destacaram e apresentam baixo teor de sódio. Acesse o resultado do teste

Tenha acesso aos resultados de outros itens que fazem parte da ceia de Natal tornando-se um associado PROTESTE, clique aqui.

Economize no fim de ano com a PROTESTE

A PROTESTE atua com o objetivo de melhorar a qualidade das relações entre fornecedores e consumidores. A associação fornece artigos explicativos sobre os principais direitos do consumidor e como agir em casos de desrespeito à legislação. Além disso, fornece algumas ferramentas para economizar na hora da compra, inclusive dos presentes de Natal. 

Testes comparativos PROTESTE

Os especialistas da associação avaliam os principais modelos dos diferentes produtos disponíveis no mercado. As análises vão desde aspectos funcionais, estéticos até custo-benefício.

Os critérios avaliativos são construídos com base no perfil de cada item analisado, por isso os resultados são personalizados e compreendem as principais dúvidas do consumidor. Torne-se um associado e tenha acesso aos testes comparativos PROTESTE.

Mais Barato PROTESTE

O plugin da PROTESTE mostra o menor preço de um determinado produto enquanto você acessa lojas virtuais. A comparação é feita em mais de 30 e-commerces. A ferramenta disponível para o Google Chrome também confere a validade dos cupons de descontos e oferece o mais vantajoso para sua compra.

O plugin também avisa ao consumidor quando o produto chegar ao preço que ele deseja pagar. A ferramenta Mais Barato PROTESTE está disponível apenas para associados.

Mantenha-se informado com a PROTESTE

Gostou das nossas dicas de economia? A PROTESTE, maior associação de defesa do consumidor da América Latina, atua para melhorar as relações de consumo e a qualidade de vida de toda a população.

Caso tenha algum problema durante as compras de Natal, utilize o canal Reclame. Ele foi desenvolvido para você enviar sua reclamação contra uma fornecedora de produtos ou serviços. As mensagens são encaminhadas para as empresas e nossos especialistas acompanham todo o processo, desde o envio até a solução do problema.

Visite os blogs SeuDireito, ConectaJá e MinhaSaúde para mais informações sobre direitos do consumidor, tecnologia, saúde e qualidade de vida, respectivamente.

Server Error

Leia também

Server Error
Server Error
Server Error
Server Error

Deixe seu comentário()

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.