Veja todas as publicações da PROTESTE em seu celular ou tablet!

PROTESTE na Jovem Pan: Cuidados na contratação de créditos pessoais
Henrique Lian indica medidas para o consumidor fazer a escolha certa e evitar o endividamento
12 junho 2020 |

O empréstimo pessoal é uma solução para o consumidor lidar com as dívidas, entretanto, é preciso ter cuidado para não virar um problema e contribuir para o endividamento. Em entrevista para o Jovem Pan News, Henrique Lian, diretor de relações institucionais da PROTESTE, esclarece dúvidas e faz recomendações para uma contratação segura.

Lian destaca a importância de analisar previamente o custo efetivo total do empréstimo, não apenas a taxa de juros, mas também os demais encargos. A Associação de Defesa do Consumidor verificou que essas taxas têm uma grande variabilidade de 46% a 560% ao ano. 

O momento certo para recorrer a esse recurso é quando não tem outro jeito - é necessário para enfrentar despesas urgentes como a sobrevivência ou se for possível trocar uma dívida mais cara por uma mais barata como, por exemplo, um empréstimo pessoal com taxas menores para pagar o crédito anterior que tinha taxas maiores.

Além disso, deve-se buscar a quitação antecipada da dívida inteira ou de parcelas, vale ressaltar que os encargos só poderão ser cobrados sobre o período realmente utilizado e que a cobrança da taxa de quitação ou antecipação é proibida por lei. 

SAIBA MAIS: PROTESTE orienta consumidores sobre os principais vilões do endividamento

Leia também

Henrique Lian

Deixe seu comentário()

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.