Veja todas as publicações da PROTESTE em seu celular ou tablet!

Bandeira vermelha: conta de luz fica mais cara em outubro
Consumidores vão pagar a conta gerada pela falta de chuvas no mês de Setembro
03 outubro 2017 |
aumento-conta-de-luz-outubro

A Agência Nacional de Energia e Elétrica, a Aneel, anunciou que no mês de Outubro a bandeira tarifária passará a ser vermelha, patamar dois, pela primeira vez. Isso significa que o consumidor vai pagar – literalmente – a conta pela falta de chuva no país: mais R$ 3,50 por cada 100 kWh gasto em energia elétrica.

Em nota, a Aneel diz que o motivo foi devido à baixa vazão das hidrelétricas, já que no mês de Setembro houve pouca chuva e que foi preciso utilizar as usinas térmicas – que têm um custo de produção de energia maior. 

Para ter uma ideia da situação, desde que o sistema de bandeiras começou, em 2015, é a primeira vez que a bandeira vermelha patamar dois (P2) é acionada. Apenas em 2017, a bandeira vermelha foi acionada outras três vezes (Abril, Maio e Agosto). Em outubro do ano passado, a bandeira tarifária era verde.

aumento-conta-de-luz-outubro-quanto

Sempre que há um aumento como este na conta de luz o consumidor já sabe que será incentivado a reduzir seu consumo, como se fosse o culpado pela situação. Em média, o consumo de energia dos brasileiros é baixo, se comprado a outros países.

Mas será que ainda dá para economizar mais energia?

Pensando em todos estes transtornos causados ao consumidor pela falta de planejamento e investimentos em fontes alternativas de geração, a PROTESTE preparou um guia para ajudar a economizar na conta de luz: até R$ 767 ao ano! Clique aqui e saiba mais.

Gostou deste conteúdo? Cadastre-se agora e receba gratuitamente informações da PROTESTE! Se você é associado e precisa de ajuda, ligue para nosso Serviço de Defesa do Consumidor pelo 0800 282 2204 (de telefone fixo) ou (21) 3906-3900 (de celular).

Leia também

aeroporto
plano-de-celular
cartão-santander
onde-comprar-materiais-de-construcao-barato

Deixe seu comentário()

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.