Nas vésperas do Dia Mundial dos Direitos do Consumidor, comemorado hoje, 15 de março, os moradores de alguns municípios do Interior de São Paulo e do Estado do Rio de Janeiro, foram surpreendidos com reajustes nas tarifas de energia residencial, que podem chegar a mais de 20%, dependendo da cidade.
A PROTESTE alerta você para aumentos de preços e te mostra alternativas para poupar. Associe-se!
Os aumentos foram aprovados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e abrangem os consumidores atendidos pela Light, Enel Rio (antiga Ampla) e pelas cinco distribuidoras do grupo CPFL Energia que atuam no interior de São Paulo.
E-book: Poupe na conte na luz com a tarifa branca
A Light tem 3,9 milhões de unidades consumidoras, localizadas na capital e em 31 municípios do Rio de Janeiro. A Enel atende 3,1 milhões de unidades consumidoras (distribuídas em 66 municípios fluminenses). Já as concessionárias da CPFL fornecem energia a cerca de 444 mil unidades.
Eletrodomésticos: saiba escolher e economize até 60% na conta de luz
Na Enel Rio, o reajuste entra em vigor nesta quinta-feira. O aumento médio para os consumidores residenciais será de 21,44% e para os consumidores cativos (que utilizam a rede das distribuidoras de alta e baixa tensão), o aumento médio será de 21,04%.
Em São Paulo, reajustes começam a valer em 22 de março
As tarifas dos consumidores residenciais da Light sofrerão aumento de 9,35%. Já os consumidores cativos de baixa e média tensão terão reajuste médio de 10,36%. Em São Paulo, os reajustes passam a valer no dia 22 de março. A maior elevação será na CPFL Jaguari, com elevação média de 21,15%.
Use a tecnologia a favor de sua conta de luz
Segundo a Aneel, o cálculo do reajuste considera a variação de custos associados à prestação do serviço, ou seja, a aquisição e a transmissão de energia elétrica, bem como os encargos setoriais.
Gostou deste conteúdo? Cadastre-se agora e receba gratuitamente informações da PROTESTE! Se você é associado e precisa de ajuda, ligue para nosso Serviço de Defesa do Consumidor pelo 0800-282-2204 (de telefone fixo) ou (21) 4003-3907 (de celular).