Notícia

Luzes de Natal: decore sua casa com segurança

11 dezembro 2014

11 dezembro 2014

Para a decoração de Natal veja como comprar lâmpadas de qualidade. Com medidas simples, seu fim de ano será iluminado sem elevar a conta de luz.



Decorar a casa faz parte do clima natalino. No comércio, há inúmeras opções de enfeites, mas as lâmpadas, de todas as cores e tamanhos, são alguns dos artigos mais procurados. Por isso, é fundamental verificar se elas são seguras e estão de acordo com normas técnicas. Isso garante a sua segurança e de sua família, eliminado o risco de acidentes causados por curtos-circuitos, por exemplo.


Evite emendas ou “gambiarras” que possam sobrecarregar as instalações elétricas. Lembre-se de que os riscos são maiores em locais expostos à umidade e sujeitos às variações do tempo. Além disso, procure contratar um eletricista para ajustar a iluminação de Natal à rede elétrica de sua casa.


Evite o desperdício de energia elétrica

Além da preocupação com a segurança, o consumidor não pode se descuidar do gasto com energia. Por isso, desligue os enfeites da tomada, na hora de dormir. 


Caso adquira enfeites como o "pisca-pisca", um cordão cujas lâmpadas podem ter acendimento contínuo ou controlado, verifique se na embalagem consta nome do fabricante, instruções e informações em língua portuguesa, além da tensão em volts.


A tomada ou plugue deve ser de componentes metálicos em cobre, liga de cobre, alumínio ou latão. Esse material não pode ser ferroso, para evitar superaquecimento e, assim, causar até mesmo um incêndio. Na hora de ligar o “pisca-pisca”, evite o uso de benjamins, também conhecidos como "Ts", pois, em caso de sobrecarga, outros eletrodomésticos podem ser prejudicados.


É importante que a embalagem das lâmpadas informe se podem ser utilizadas dentro e fora de casa e quando devem ser desligadas da tomada. Procure analisar ainda a própria lâmpada, escolhendo aquelas com fusíveis, que são mais seguros. Isso pode ser facilmente verificado por meio de uma análise visual do plugue (parte que é encaixada na tomada).


Escolha cordões com lâmpadas sobressalentes para uma possível troca e que tenham fusíveis com acesso e manuseio fáceis.





Gostou deste conteúdo? Cadastre-se agora e ganhe acesso ao conteúdo exclusivo que reservamos para você! 

Se você é associado PROTESTE e precisa de ajuda com nosso conteúdo ligue para (21) 3906-3980.


Imprimir Enviar a um amigo