Novas regras para TV por assinatura
Elas só serão efetivas com fiscalização efetiva da Anatel. Queixas do setor só perdem para as operadoras de celular na PROTESTE.
A má prestação de serviço pelas empresas que fornecem televisão por assinatura pode estar com os dias contados se realmente for cumprido o Regulamento de Proteção e Defesa dos Direitos dos Assinantes dos Serviços de Televisão por Assinatura, criado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para vigorar a partir de Junho. Os problemas enfrentados pelo consumidor com TVs por assinatura estão entre os mais reclamados na PRO TESTE Associação de Consumidores, só perdem para as operadoras de celular. Os problemas vão desde demora no atendimento pelo telefone, pacotes impostos até a supressão de canais contratados.
A PROTESTE alerta que se não houver fiscalização e punição firme da Anatel contra os abusos que o setor vem praticando o regulamento não sairá do papel. É preciso coibir as constantes alterações unilaterais de contrato e a imposição ao assinante de aderir a pacotes mais caros sem nem ao menos poder montar esse pacote; assim como a implantação de atendimento telefônico gratuito, tendo em vista que o consumidor perde tempo na linha tentando resolver seu problema.
Além da gratuidade do ponto extra, confira abaixo os principais direitos dos consumidores de TV paga agora ratificados pelo novo Regulamento de Proteção e Defesa dos Direitos dos Assinantes dos Serviços de Televisão por assinatura.
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No caso da empresa deixar de cumprir alguma dessas obrigações, o consumidor deve reclamar com a empresa, por qualquer meio (pessoalmente, por internet ou por telefone). O prazo para solucionar o problema é de cinco dias e, apenas no caso de envio de correspondência, ele se estende para dez dias. Se a prestadora não cumprir esse prazo, deve-se reclamar à Anatel e às entidades de defesa do consumidor.