Especial

Guia da conversão de pulso para minuto

28 março 2007

28 março 2007

Nos estados em que a cobrança da telefonia fixa já mudou, quem ainda não optou por um plano sentirá no bolso a diferença.

Como encontrar o seu perfil

Perfil de consumo é importante na escolha do plano

As resoluções da Anatel garantem que, 30 dias antes da implantação da tarifação por minuto, a concessionária é obrigada a apresentar a simulação do consumo das ligações locais nos dois novos sistemas. Peça formalmente sua simulação, anotando o número do protocolo de atendimento, e caso não receba o documento, consulte a PROTESTE e denuncie à Anatel (0800-332001 ou www.anatel.gov.br).

A PROTESTE orienta a optar pelo Básico quem faz poucas ligações de curta duração. Mas quem se demora mais nas chamadas (acima de três minutos) deve optar pelo Pasoo.

Solicitação do Pasoo

Não é preciso esperar a conversão chegar em sua localidade para solicitar o Pasoo. Faça formalmente o pedido na empresa e exija o número de protocolo. Caso a operadora não faça a mudança, pode-se pedir a devolução dos valores pagos a mais em decorrência da falha da operadora.

Atenção: Depois da conversão, o assinante poderá solicitar da concessionária, sem ônus, documentação individualizada com a comparação entre os dois planos, que deverá ser entregue em até cinco dias úteis a partir da solicitação (Resolução 450/06).

Cronograma de implantação

A PROTESTE reivindicou que os grandes centros urbanos fossem os primeiros a implantar a conversão, mas predominou o critério das concessionárias, que optaram por deixá-los para o final. Para saber sobre a data da migração consulte as operadoras por telefone ou pelos sites.

Pacotes próprios das concessionárias

As operadoras de telefonia fixa já estão fidelizando seus usuários com os pacotes de planos alternativos próprios de minutos - como ocorre com as operadoras de celular.

A PROTESTE aconselha você a tomar cuidado antes de aderir a esses planos. É prudente aguardar a implantação da tarifação por minuto e fazer uma análise concreta do perfil de uso.


Imprimir Enviar a um amigo