Notícia

55% dos testes de velocidade de Internet estão abaixo do contratado

30 março 2015

30 março 2015

Mais da metade dos consumidores que utilizaram o medidor da PROTESTE para monitorar a taxa recebida da sua operadora de Internet apontou velocidade abaixo da contratada. Teste você também sua velocidade de Internet, participe da nossa campanha e conte com o apoio da PROTESTE em mais esta luta!

O medidor de velocidade de Internet lançado em parceria com o site Minha Conexão, no início de março, para estimular o internauta a fazer medições ao longo do mês foi acessado por 128 mil usuários. Nos casos em que forem constatados descumprimentos ao contrato, a PROTESTE vai ajudar o consumidor a buscar os seus direitos.


TESTE SUA VELOCIDADE DE INTERNET

 

Pelas regras de qualidade da internet fixa estabelecidas pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), as empresas são obrigadas a oferecer uma velocidade mínima para a banda larga. A velocidade instantânea entregue deve ser, no mínimo, 40% do contratado em 95% dos acessos.

 

As empresas também são obrigadas a entregar uma velocidade média de conexão de 80% da máxima contratada para a banda larga fixa, sendo que esse é o resultado da média de todas as medições realizadas no mês.


Resultados da medição da velocidade de Internet

Desde o lançamento do medidor 128 mil usuários se cadastraram e 5 mil responderam a pesquisa. Dos que afirmaram que a taxa média de velocidade recebida era inferior à contratada, 19% apontaram diferença de 10% a menos. E 14% dos entrevistados detectaram nas medições taxa de velocidade 50% menor do que a contratada. 

O pior caso foi o da operadora Sky, em que 19,2% dos entrevistados apontaram que a velocidade média gerada no relatório do medidor era 60% menor do que a contratada.

Clientes da Embratel e Sercomtel apontaram que a taxa de velocidade medida era 40% menor do que a contratada, com 33,3% e 50,0% de respostas, respectivamente. E 24,1% dos consumidores com planos de banda larga da Algar Telecom, afirmaram receber taxa de velocidade 30%  inferior ao estipulado em contrato. 


Satisfação com a operadora

Na comparação da satisfação de acordo com a operadora contratada, os clientes das empresas Algar Telecom, Claro, Oi, Sercomtel, Sky e Vivo se mostraram mais insatisfeitos em relação à velocidade de banda larga recebida

Em relação à velocidade contratada, 44,2% afirmaram terem optado por planos que oferecem menos de 10MB por segundo. E 27,4% dos entrevistados têm planos de 10Mbps.

Com exceção das operadoras GVT, onde a maioria dos respondentes que afirmaram utilizar essa operadora, 51,6%, contratou um plano de 15MB, da operadora Live TIM, em que 26,3% dos planos contratados por nossos entrevistados devem fornecer 35MB e Net Virtua / Net Combo, onde o plano de 10MB foi escolhido por 57,3% de nossa amostra. 

Ao serem questionados em relação à operadora de banda larga contratada para o fornecimento de Internet, a maioria informou utilizar os serviço oferecidos pela operadora Oi, 25,4% dos entrevistados, seguido pelos clientes da operadora Net Virtua/Net Combo, 23,7%.

A amostra da pesquisa é composta, em sua maioria, por moradores da região Sudeste com 56,7% dos respondentes, seguida pelas regiões Sul, com 18,7% e Nordeste, com 13,4%. 

Destaque para o estado de São Paulo, onde tivemos o maior numero de entrevistados, com 31,4% de participação, superando todas as regiões pesquisadas.


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