Notícia

Guia da telefonia tira dúvidas

12 julho 2007

12 julho 2007

PROTESTE distribui cartilha para ajudar o consumidor a optar entre os dois planos da conversão de pulso para minuto

As ligações de telefone fixo já começaram a ser tarifadas por minuto na capital paulista e os consumidores ainda estão com muitas dúvidas. Por isso, a PROTESTE desenvolveu uma ação na estação Consolação do metrô, em São Paulo, com a distribuição do Guia elaborado para responder as principais questões que têm sido encaminhadas à entidade. O Guia da conversão disponível on-line foi impresso para distribuição na estação localizada na região da Avenida Paulista, por onde circulam milhares de pessoas.

Para não ter um susto na hora da conta, o consumidor deve controlar a conversa.Quem não escolher um plano adequado ao perfil de consumo começará a sentir no bolso a mudança do sistema de cobrança das ligações de pulso para minuto. É importante checar as vantagens e desvantagens de cada um dos planos obrigatórios: o básico e o alternativo de oferta obrigatória (Pasoo), antes de optar.

A PROTESTE recomenda que se solicite formalmente à operadora a conta detalhada para poder avaliar o consumo e optar pelo plano que melhor se encaixe ao perfil. Quem ficar no Plano Básico não deve fazer chamada que demore além de 2,5 minutos. E, além de olhar no relógio, o consumidor deve também ficar atento ao número de ligações. Fazer mais de três ligações por dia no horário normal, mesmo que cada uma tenha curta duração, pode significar o estouro da franquia -no Plano Básico, são 200 minutos incluídos por mês, ao custo de R$ 37,98.

Outra dica: fazer as chamadas no horário reduzido (de segunda a sexta, da 0h às 6h; no sábado, das 0h às 6h e depois das 14h; e durante todo o dia nos domingos e feriados). Em cada ligação, só são cobrados dois minutos no Plano Básico, independentemente da duração.

É fundamental que o consumidor peça a conta detalhada à Telefônica (isso é possível pelo telefone 0800 - 7715799). O serviço é gratuito, e o cliente pode pedir para que o detalhamento seja feito todo o mês. Para quem tem o vencimento da conta em 24 e 27 de junho, e em 1 de julho a conversão de pulso para minuto já ocorreu.O processo de conversão está sendo gradativo e se estenderá até  o dia  29 de Julho, conforme a data de vencimento da conta.

Em São Paulo no dia 12 iniciou a tarifação para quem tem conta com vencimento em 6 de julho. No dia 16, a conversão para quem tem vencimento dia 9 de julho, e a primeira conta com a conversão virá em 12 de setembro. Para conta com vencimento em 18 de julho a tarifação em minutos começa em 26 de julho e a nova conta terá vencimento em 18 de setembro. E para conta que vence em 21 de julho a tarifação começa dia 29 de julho, com vencimento em 21 de setembro.

Para o perfil de consumo instável, que não consegue controlar a duração das ligações o mais adequado é o plano Pasoo. Ele é indicado para quem fala mais que 2,5 minutos nas chamadas ou usa a internet discada. Ele tem um custo por minutos mais barato, mas, ao completar a chamada, é cobrada uma taxa equivalente a quatro minutos, por isso só é vantajoso para ligações mais longas.


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