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Tarifas bancárias subiram quase 9 vezes mais que a inflação em 3 anos

28 setembro 2015

28 setembro 2015

Custos com tarifas somados às altas taxas do cartão de crédito favorecem o endividamento. Escolha correta do pacote de serviços e do tipo de conta mais adequada ao perfil de consumo ajudam a reduzir custos. Veja o que você deve levar em consideração.


A PROTESTE comparou as tarifas cobradas pelos oito maiores bancos nos últimos anos (2013, 2014 e 2015) e constatou que houve um aumento no valor das cestas de até 169% em relação a janeiro de 2013, até 8,6 vezes superior ao valor da inflação para o mesmo período. São custos como esses, que somados ao uso incorreto do cartão de crédito, levam o brasileiro ao aperto financeiro.


Para modificar esse cenário a PROTESTE promoveu uma campanha contra o endividamento, onde o principal objetivo é acabar com a cobrança de juros abusivos e assim, diminuir o endividamento dos consumidores. Participe da campanha assinando a petição e compartilhe com seus amigos para fortalecer a nossa luta:



O levantamento comparou as tarifas das cestas disponíveis e informadas nas tabelas de tarifas das próprias instituições bancárias. O maior aumento encontrado foi na cesta Exclusive Fácil (antiga Conta Fácil Bradesco Super) do banco Bradesco, que em 2013 custava R$ 23,00 mensais, em 2014 R$ 27,40 e agora no mês de outubro, passará para R$ 61,90 por mês. Se levarmos em consideração ao longo do ano, o custo anual de R$ 742,80, isso significa R$ 466,80 a mais por ano do que em 2013. 


Foram avaliadas as tarifas dos seguintes bancos: Banco do Brasil, Banrisul, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Citibank, HSBC, Itaú e Santander. É importante ficar atento, os bancos tem obrigação de divulgar o valor de todas as tarifas e taxas cobradas, além de deixar claro quais serviços estão inclusos nos pacotes oferecidos.


Não é obrigatório contratar pacote de serviços


O que muitos não sabem é que não existe a obrigação de contratar um pacote de serviços ao abrir uma conta e que alguns serviços devem ser obrigatoriamente disponibilizados para o consumidor que possui conta corrente sem que haja qualquer cobrança de tarifas


Esses são os serviços essenciais garantidos pelo Banco Central, que são limitados a: cartão de débito, 10 folhas de cheques por mês, segunda via do cartão de débito, até quatro saques por mês, consultas pela internet, duas transferências por mês entre contas na própria instituição e compensação de cheque. 


Mas, constatamos também que nem sempre é fácil convencer o gerente a aceitar essa ideia, já que essa não é tão lucrativa para as instituições financeiras. Por isso, o consumidor precisa fazer valer o seu direito, se a solicitação não for atendia pelo banco, o ideal é que o consumidor reclame à ouvidoria do banco e denuncie ao Banco Central e à PROTESTE.


Opte pela conta que atende o seu perfil


Para saber qual a melhor opção de conta corrente é preciso mais do que escolher o pacote com o menor preço; é necessário olhar cuidadosamente para o estilo de vida e as necessidades para não acabar saindo no prejuízo. Pagando pelos pacotes mais caros, é possível fazer uma grande quantidade de transações e alguns casos a quantidade delas é ilimitada. 


Acesse o simulador da PROTESTE e de acordo com o seu perfil veja qual tipo de conta mais atende às suas necessidades. Descubra qual a melhor opção de banco e conta corrente para você:




Se você não faz muitas transações bancárias ao longo do mês, este tipo de pacote não é um bom negócio. Por outro lado, se a movimentação bancária é grande, faz muitos saques e transferências ou precisa de muitas folhas de cheques, não adianta escolher um pacote mais barato se depois terá que pagar mais caro pelas transações excedentes.


Em alguns casos nem sequer vale a pena aderir a um pacote de serviços, se você não faz transações bancárias com tanta regularidade e precisar de algum serviço que não está dentro da lista dos serviços gratuitos, pode ser mais vantajoso pagar pelo excedente de cada transação.


Conta digital também é opção


Outra maneira de ficar livre das tarifas é contratar uma conta digital, cujo uso é restrito à internet e ao caixa eletrônico. Ela é ideal para quem está acostumado a utilizar essas ferramentas e, no caso de contato via telefone ou agência, há cobrança de taxa. Dentre os bancos avaliados, apenas o Banco do Brasil, Bradesco e Itaú possuem essa modalidade conta. 


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