Veja todas as publicações da PROTESTE em seu celular ou tablet!

Microsoft Edge: o novo navegador do Windows 10
Novo navegador da Microsoft substitui o Internet Explorer e vem cheio de funções e novidades. Confira nossas primeiras sobre ele e veja se vale a pena atualizar ou trocar de navegador.
23 outubro 2015 |

Com o lançamento do esperado Windows 10 - que já está presente em muitos computadores – também aconteceu o lançamento do novo navegador de internet Microsoft Edge, que vem cheio de funções e novidades que prometem melhorar a experiência online do usuário. 

Uma das inovações do navegador é a possibilidade de escrever em páginas da internet, como se fosse uma imagem de fundo ou foto. Além disso, o Microsoft Edge possui um otimizador de artigos com o modo de exibição de leitura, métodos de pesquisa mais rápida, e também permite acesso rápido a itens favoritos, arquivos baixados e listas de leitura salvas.

Edge é melhor que seu antecessor

O Microsoft Edge é exclusivo para o Windows 10, portano, se você ainda não atualizou o sistema operacional no seu computador ele continuará fazendo a conexão com o antigo Internet Explorer, ou com os demais navegadores como o Google Chrome, Opera ou Firefox Mozilla. 

Em nossas primeiras impressões o navegador aparentou ser melhor que o antigo Internet Explorer. Não travou, mesmo com várias abas abertas simultaneamente e  conseguiu abrir com rapidez todas as páginas, se comparando aos seus principais concorrentes. Dessa maneira a Microsoft conseguiu um navegador competitivo contra os atuais Chrome e Mozilla, e você enquanto consumidor, ganha mais poder de escolha entre novas e boas opções.

Url fica no centro da tela

Logo ao iniciar o Edge aparece a pergunta “Qual é a próxima etapa?” e uma barra para digitação no meio da tela, onde pode ser colocada qualquer informação para ser pesquisada pelo buscador Bing ou digitar a própria página de internet que deseje abrir. 

Embora essa parte pareça ser muito diferente dos outros navegadores eles fazem a mesma função, porém, no Edge a barra de endereços fica no meio da tela, dando a sensação de ”site de buscador”. Ao abrir uma página ou fazer alguma busca, a barra volta a aparecer na parte superior da tela e são mostradas mais algumas funções na lateral direita.

Conheça as funções e novidades do Microsoft Edge: 
  • Modo leitura: O ícone de livro aberto representa o modo leitura. Ele retira propagandas e imagens excessivas para dar o foco específico à leitura do usuário, conforme você pode ver na imagem abaixo: 

O navegador Edge realmente ajusta o texto para o meio da tela deixando mais confortável a leitura, e apesar de algumas imagens não ficarem muito bem ajustadas, vale a pena seu uso, principalmente em tablet. Para desativar o recurso, basta clicar novamente no ícone do livro; 
  • Favoritos: O segundo ícone, uma estrela, simboliza os favoritos. Ao clicar nela, basta inserir um nome para a página que se deseja favoritar para que fique salvo na local ou também na própria barra de favoritos. Nesta mesma parte também é possível salvar a página em uma lista de leitura, onde ficarão separadas as leituras que você desejar fazer posteriormente; 
  • Barra de notificações: A terceira opção possui o ícone de 3 barras que lembra muito a barra de notificações do Android e do iOS. Nela aparecem os favoritos salvos, a lista de leitura, o histórico de páginas visitadas e os downloads que estão sendo feitos ou que foram feitos até o momento; 
  • Modo edição: A quarta ferramenta é o modo edição de página representado pelo ícone de um papel e caneta. Ao clicar nele a barra fica roxa e aparecem novas ferramentas para editar a página como se ela fosse uma foto. Nesse modo você poderá desenhar, fazer marcação de texto, utilizar a borracha, e a última ferramenta é a de copiar ao selecionar alguma região específica;

 

  • Compartilhar: A quinta ferramenta compartilha o link por e-mail, OneNote, Facebook ou qualquer outro aplicativo; 
  • Opções: A sexta e última ferramenta são as opções, que ajustam as funções e configurações do navegador de modo personalizado. Através dela é possível iniciar uma aba “In private” (modo que não salva no histórico a navegação e nem as senhas), limpar os dados da navegação e alterar o buscador padrão, Bing.
 

Gostou deste conteúdo? Cadastre-se agora e receba gratuitamente informações da PROTESTE!

Leia também

shutterstock_1011076714
video-destaque-home
foto-celular
cuidado-com-liquidacoes

Deixe seu comentário()

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.