Ação coletiva: não aceite ser explorado pela tarifa dinâmica
A cobrança é abusiva e torna sua corrida muito mais cara. Nos ajude a impedir essa injustiça contra os seus direitos
Somos fãs de tecnologias que facilitem a vida de todos, mas antes de tudo, exigimos respeito ao seu direito como consumidor!
Participe desta ação coletiva e nos ajude a lutar contra a tarifa dinâmica cobrada pelos aplicativos de mobilidade urbana. Você não deve pagar a mais para percorrer o mesmo trajeto.
Quando a demanda aumenta, as empresas devem assumir a situação como um risco pertencente ao seu negócio em vez de tirar mais dinheiro do seu bolso.
Chega de pagar a mais por uma responsabilidade que não é sua!
Acesse agora as perguntas frequentes e tire todas as suas dúvidas
Você tem alguma dúvida?
Ligue para 4020-7747
Perguntas Frequentes
Entenda porque somos contra a tarifa dinâmica
Por que a PROTESTE é contra a tarifa dinâmica?
Nossa luta é contra a alteração de preços sem uma justificativa adequada. A prática se configura como abusiva de acordo com o artigo 39, incisos V e X do Código de Defesa do Consumidor.
Antigamente, as cobranças realizadas pelo aplicativo da UBER, por exemplo, eram claras aos clientes, mas tal prática mudou. Para nós, atualmente falta transparência por parte das empresas que, muitas vezes, não apresentam o multiplicador da tarifa dinâmica na interface do aplicativo.
Além disso, não vemos razão para pagar mais se o trajeto a ser percorrido for o mesmo. Entendemos que a possível falta ou redução de motoristas em determinados dias ou horários deve ser assumida pelas empresas como risco do negócio. Sendo assim, diante de uma situação de alta demanda, defendemos que seja reduzido o percentual a ser descontado do motorista, em vez da cobrança de um valor abusivo para você, usuário do serviço.
Como agravante, já foram identificados diversos esquemas fraudulentos e recorrentes entre alguns motoristas, que combinam de ficarem off-line no aplicativo, ao mesmo tempo. Dessa forma, os algoritmos do app entendem que a demanda está maior que a oferta e estabelece as tarifas mais altas.