Como fizemos o teste

Água Tônica: como fizemos o teste


Veja, aqui, todos os parâmetros que nos ajudaram a chegar aos resultados de nosso teste de água tônica. 

COMO FIZEMOS O TESTE – ÁGUA TÔNICA DE QUININO

Neste teste comparativo foram avaliados lotes de 11 marcas de águas tônicas de quinino. São elas: 202 Tônica, Antarctica (Sabor Gengibre), Botânica Classic, Britvic (Indian Tonic Water sabor Citrus), Fever-Tree, FYS (com toque de sabor limão siciliano), Prata Tônica Indian, Riverside Light, St. Pierre Sugar Free, The London Essence, Wewi Ginger Tônica.  

O laboratório que realizou as análises possui escopo acreditado pelo INMETRO (ABNT NBR ISO/IEC 17025), habilitado na Rede Brasileira de Laboratórios Analíticos em Saúde (REBLAS) da ANVISA e credenciado no MAPA. Adquirimos os produtos anonimamente nos mercados da mesma maneira que um consumidor, garantindo assim independência nos resultados do teste. Foram avaliados os seguintes parâmetros:

CONSUMO SEGURO

Rotulagem: observamos se as informações dos rótulos respeitam a legislação e se orientam o consumidor adequadamente. 

Veracidade das Informações Nutricionais:
avaliamos a composição nutricional em laboratório e comparamos os valores fornecidos pelas tabelas nutricionais de cada rótulo.

Análises Físico-Químicas: avaliamos no laboratório as concentrações de Açúcares Totais, Quinino, Sódio e teor de Gás Carbônico (carbonatação).

SAUDABILIDADE

Nutrientes relevantes: avaliamos no laboratório a concentração de açúcares totais e sódio. 

Aditivos: observamos no rótulo a quantidade de categorias aditivos declarados na lista de ingredientes e quais estão relacionados potenciais malefícios à saúde do consumidor. 

CONVENIÊNCIA

Como se trata de produto envasado em latas de alumínio de fácil abertura e também de garrafas de vidro para consumo individual, consideramos que todos os produtos são práticos para o consumidor. 

O conteúdo do presente estudo é meramente informativo, exercendo a PROTESTE apenas o direito à informação dos consumidores. Os resultados obtidos referem-se a determinadas marcas de águas tônicas disponíveis no mercado. Confira abaixo os lotes testados de cada marca e as legislações utilizadas para realização do teste: 

COLETA DE PREÇOS

Para análise do produto Escolha Certa, além do desempenho no teste, foi levado em consideração o preço médio dos produtos. Para fins de padronização, após a coleta dos preços por embalagem,  foi feita a coversão para o preço equivalente a 250ml de água tônica de cada marca, o que também facilita a comparação dos valores por parte do leitor. 

Os preços foram coletados para os produtos nas versões de 200ml, 220ml, 255ml, 269ml, 279ml e 350ml de acordo com cada marca no dia 27 de fevereiro de 2023, através de sites de lojas, supermercados e site de aplicativo de delivery: Casa Santa Luzia, Amazon, Magazine Luiza, Americanas, Delta Supermercados, Sr. Marche, Mambo Delivery, Angeloni Super, Karamell Store, Batender Store, Casas Bahia, Ponto Frio, Shoppee e Pão de Açúcar.

LEGISLAÇÕES APLICADAS 

Baseamos o teste nas normas nacionais que melhor retratam os interesses do consumidor, e utilizamos as seguintes legislações aplicáveis:

PORTARIA MAPA Nº 123, DE 13 DE MAIO DE 2021: Estabelece os padrões de identidade e qualidade para bebida composta, chá, refresco, refrigerante, soda e, quando couber, os respectivos preparados sólidos e líquidos.

LEI N° 8.918, DE 14 DE JULHO DE 1994: dispõe sobre a padronização, a classificação, o registro, a inspeção, a produção e a fiscalização de bebidas.

DECRETO N° 6.871, DE 4 DE JUNHO DE 2009: regulamente o registro, a padronização, a classificação, a inspeção e a fiscalização da produção e do comércio de bebidas obedecerão às normas fixadas pela Lei no 8.918/1994.

DECRETO Nº 8.592, DE 16 DE DEZEMBRO DE 2015: Altera o Anexo ao Decreto nº 6.871, de 4 de junho de 2009, que regulamenta a Lei nº 8.918, de 14 de julho de 1994, que dispõe sobre a padronização, a classificação, o registro, a inspeção, a produção e a fiscalização de bebidas.

LEI Nº 10.674, DE 16 DE MAIO DE 2003: Define que os produtos alimentícios comercializados informem sobre a presença de glúten, como medida preventiva e de controle da doença celíaca.

LEI Nº 8.078, DE 11 DE SETEMBRO DE 1990: Necessidade de clareza nas informação ao consumidor (art. 6º), Código de Defesa do Consumidor (CDC).

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 72, DE 16 DE NOVEMBRO DE 2018 (MAPA): Aprovar os requisitos e os procedimentos administrativos para o registro de estabelecimentos e de produtos classificados como bebidas e fermentados acéticos, na forma desta Instrução Normativa.

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 4, DE 22 DE FEVEREIRO DE 2021 (MAPA): Altera a Instrução Normativa nº 72, de 16 de novembro de 2018, que aprova os requisitos e os procedimentos administrativos para o registro de estabelecimentos e de produtos classificados como bebidas e fermentados acéticos.

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 55, DE 18 DE OUTUBRO DE 2002 (MAPA): Denominação do produto na rotulagem de bebidas, vinhos, derivados de uva e vinho e vinagres.

RESOLUÇÃO DA DIRETORIA COLEGIADA - RDC Nº 727, DE 1° DE JULHO DE 2022 (ANVISA/MS): Regulamento Técnico sobre rotulagem dos alimentos embalados.

INFORME TÉCNICO Nº 26, DE 14 DE JUNHO DE 2007 (ANVISA/MS): Procedimentos para a indicação do uso de aroma na rotulagem de alimentos.

INFORME TÉCNICO N. 68, DE 3 DE SETEMBRO DE 2015 (ANVISA/MS): Classificação dos corantes caramelos II, III e IV e dos demais corantes autorizados para uso em alimentos.

ANEXO À NORMA INTERNA DIPOV Nº 01/2019  (MAPA): Consolidação das Normas de Bebidas, Fermentado Acético, Vinho e Derivados da Uva e do Vinho. 

PORTARIA INMETRO Nº 249, DE 9 DE JUNHO DE 2021 (INMETRO/ME): Aprova o regulamento técnico metrológico consolidado que estabelece a forma de expressar a indicação quantitativa do conteúdo líquido das mercadorias pré-embaladas.

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 75, DE 8 DE OUTUBRO DE 2020 (ANVISA/MS): Estabelece os requisitos técnicos para declaração da rotulagem nutricional nos alimentos embalados. 

RESOLUÇÃO DA DIRETORIA COLEGIADA - RDC Nº 429 DE 8 DE OUTUBRO DE 2020 (ANVISA/MS): Dispõe sobre a rotulagem nutricional dos alimentos embalados.

DECRETO-LEI Nº 986, DE 21 DE OUTUBRO DE 1969 (ANVISA/MS): Institui normas básicas sobre alimentos.