Notícia

Aditivos presentes em 9 de 10 maioneses são prejudiciais à saúde

Em análise com as principais maioneses presentes no mercado, identificamos que apenas uma das marcas não possui ingredientes danosos. Participe da campanha “Sua saúde em risco” e ajude a proibir o uso desses componentes.

27 outubro 2015


A PROTESTE fez análise da rotulagem das dez principais maioneses a venda no mercado nacional e identificou que nove delas apresentam aditivos potencialmente prejudiciais à saúde. Entre os ingredientes está o aditivo Butil Hidroxianisol (BHA), usado como antioxidante que ainda tem sua segurança discutida. 


Entre eles, está o aditivo Butil Hidroxitolueno (BHT), outro aditivo que também é usado para prevenir a decomposição de óleo e gordura. Apenas a Heinz, não apresenta esses ingredientes potencialmente danosos à saúde.


Componentes causam diversos danos a saúde 


Esses componentes podem aumentar o teor de lipídeos e de colesterol no sangue. Também atrapalham a absorção de nutrientes como as vitaminas A e D. O BHT pode desencadear reações alérgicas, como urticária e, por vezes, dermatite eczematosa e hiperatividade. 


Participe da campanha “Sua saúde em risco” criada pela PROTESTE, e ajude a somar forças para a proibir e melhorar o controle do uso de aditivos potencialmente perigosos à saúde. 


ASSINAR PETIÇÃO 


Compartilhe também com seus amigos para que possamos somar forças e melhorar a qualidade dos produtos que consumimos. O manifesto online será encaminhado à Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) 


A maionese Hellmann's nas versões tradicional e a extra cremosa Nova York Gourmet; Liza; Arisco; Salada; Hemmer e Saúde, na versão tradicional, têm os dois aditivos (BHA e BHT). A Qualitá e a Superbom Vegetale apresentam só o BHT.


Legislação brasileira deveria ser mais forte 


Em análise anterior onde comparamos a rotulagem de 12 alimentos industrializados comuns em cinco países (Bélgica, Brasil, Espanha, Itália e Portugal) já havíamos constatado que a formulação em nosso país traz mais danos à saúde por conter mais gorduras, açúcar e aditivos desnecessários e de segurança questionável. 


No mundo, apenas dez multinacionais controlam a produção e o comércio de alimentos. Talvez por isso, com base nas legislações locais e nos hábitos de consumo dos habitantes, esses fabricantes ajustam suas receitas em cada país. "No Brasil falta uma legislação forte, capaz de proibir o uso de aditivos, bem como o excesso de sal, açúcar e gordura na produção de alimentos", destaca Maria Inês Dolci, coordenadora institucional da PROTESTE.


Marca  Tipo  Aditivo 
 Superbom  Vegetale  BHT
 Hellmann's  Extra Cremosa - Nova York Gourmet  BHA e BHT
 Hellmann's  Tradicional  BHA e BHT
 Heinz  Tradicional  Não contém BHA e BHT
 Liza  Tradicional  BHA e BHT
 Arisco  Tradicional  BHA e BHT
 Salada  Tradicional  BHA e BHT
 Qualitá  Tradicional  BHT
 Hemmer  Tradicional  BHA e BHT
 Saúde  Tradicional  BHA e BHT



Gostou deste conteúdo? Cadastre-se agora e receba gratuitamente informações da PROTESTE!

Deixe seu comentário()

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.