Mercado de alimentos sob a ótica do consumidor
Proteste marca presença no Horizonte 20 Food, nesta sexta, com palestra da coordenadora do Centro de Competência de Alimentação e Saúde
Consumidores mais exigentes, com demandas específicas, pouco fiéis a marcas e em busca de experiências, mais do que produtos, estão elevando o padrão de qualidade dos fornecedores, especialmente os do mercado de alimentos. A Proteste (Associação Brasileira de Defesa dos Consumidores) tem acompanhado essa mudança, seja nas reclamações recebidas dos seus associados, seja na realização dos testes em produtos. É este know-how de 18 anos que embasará a palestra “O mercado de alimentos sob os olhos do novo consumidor”, que a coordenadora do Centro de Competência de Alimentação e Saúde da Proteste, Pryscilla Casagrande realizará nesta sexta-feira no Horizonte 20 Food, em São Paulo.
“O comportamento do consumidor mudou e todas as empresas que quiserem se manter bem sucedidas terão de criar produtos e células internas mais ágeis. O cliente não está mais disposto a conviver com monopólio de serviços ou expectativas não atendidas”, alerta Pryscilla.
Para além de apontar essas mudanças comportamentais, a palestra mostrará os principais erros cometidos por quem produz alimentos e as consequências para as marcas. “É um convite para que as empresas olhem os seus processos reflitam sobre os problemas atuais e nos eminentes e vislumbrem alguma oportunidade internamente”, diz Pryscilla.
Em março, a Proteste dá um passo adiante e lança o curso on-line Você Chef: Da Cozinha ao Lucro, abordando todos os assuntos da área de alimentação. Além da relação transparente e ética com o consumidor, Você Chef englobará conteúdo sobre processos legais para a abertura de empresas, boas práticas na cozinha, administração e marketing.
Testes de produtos
Principais problemas encontrados nas avaliações da Proteste com alimentos são:
• Rotulagem
• Adulteração ou fraude
• Contaminações microbiológicas e/ou físicas
• Parâmetros físico-químicos.