Notícia

Como trocar a ração do seu cachorro sem causar problemas

Não importa se o cão é filhote ou adulto. Mudar o alimento oferecido de repente, sem uma adaptação, pode prejudicar a saúde dele. Veja, então, como agir. 

11 outubro 2017
racao-troca-abertura

Você sabia que não deve fazer mudanças repentinas na dieta do seu cão? Quando isso ocorre, ele pode se recusar a comer, passar grandes períodos em jejum ou, até mesmo, ter problemas gastrointestinais, especialmente diarreia, o que pode levá-lo à desidratação. 
Por isso, evite trocar a marca ou o sabor da ração sem que haja necessidade. Na maioria dos casos, os donos acabam comprando outra, de uma hora para outra, porque não encontraram a marca habitual, para economizar ou, simplesmente, porque acham que o bichinho precisa variar o cardápio. Isso está errado! 
Porém, há casos em que a mudança de dieta é realmente necessária, como nas transições de idade. E, se for esse o caso do seu bichinho, compare aqui várias marcas de ração e descubra a melhor. Mas atenção: é preciso tomar alguns cuidados. O primeiro deles é ter em casa um pouco da ração antiga que você dava ao seu cão. Se já tiver acabado, compre uma pequena quantidade e misture-a com a nova ração.

racao-entretitulo

Mudança deve ser progressiva
Para não colocar a saúde de seu cão em risco, faça um processo de transição que dure, pelo menos, sete dias. Para tanto, vá misturando as duas rações e, aos poucos, vá tirando a ração antiga, conforme o seguinte esquema: 
1º e 2º dias: 75% da ração antiga e 25% da nova.
3º e 4º dias: 50% da ração antiga e 50% da nova.
5º e 6º dias: 25% da ração antiga e 75% da nova.
Último dia: 100% da ração nova.
Fique atento à embalagem: algumas rações indicam no rótulo o que fazer em caso de troca de alimento. Você também pode consultar essas instruções. Por fim, uma última dica: procure seguir a mesma rotina de alimentação, sem mudar horários ou o local onde o cão recebe o alimento. Isso vai ajudar muito na adaptação à nova ração e à conquista da boa saúde de seu pet.

Gostou deste conteúdo? Cadastre-se agora e receba gratuitamente informações da PROTESTE! Se você é associado e precisa de ajuda, ligue para nosso Serviço de Defesa do Consumidor pelo 0800 282 2204 (de telefone fixo) ou (21) 3906-3900 (de celular).

Deixe seu comentário()

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.