Notícia

Rações para cães: nem todas vão nutrir bem o seu melhor amigo

Oferecer uma ração de boa qualidade ao seu cachorro é essencial para a saúde dele.

28 agosto 2017
Ração

Oferecer uma ração de boa qualidade ao seu cachorro é essencial para a saúde dele. Então, para saber o que você vai encontrar nas prateleiras dos supermercados e das pet shops, testamos 15 produtos do tipo seco: dez para cães adultos e cinco para filhotes. Entre elas, só oito apresentam, realmente, boa qualidade. E o alerta: melhor não comprar a marca Champ, justamente uma das mais baratas. Ela tem pouca proteína e gordura, a maior fonte de energia dos cães. Se você oferecer essa ração ao seu amigão, ele pode consumir menos nutrientes do que deveria.
A melhor do teste para cães adultos foi a Pro Plan. Porém, é a que tem o preço mais caro por quilo. Mas, como a PROTESTE sempre se preocupa em fazer, descobrimos que, se você comprar a marca Golden, estará fazendo um ótimo negócio. Ela tem boa qualidade nutricional, a um valor bem mais em conta. Ao optar por ela, em vez da Pro Plan, você pode poupar R$ 26 (comparação dos preços mínimos por quilo). 
Em relação aos produtos para filhotes, a marca DogChow cumpre as duas funções: é tanto a melhor entre todas as testadas como também a que oferece a melhor relação custo-benefício. Veja, aqui, os resultados de todas as rações que testamos.
 
 
Cão e ração
 
Ficamos de olho no aspecto nutricional
Em nossos testes, medimos a qualidade das proteínas, que depende da quantidade deste nutriente bem como de sua digestibilidade (proporção que ficará disponível para absorção).  Com exceção da Pedigree, para adultos (com digestibilidade abaixo do  recomendado), e das duas versões da Champ, que têm menos proteínas do que deveriam, as demais apresentaram níveis iguais ou superiores ao indicado pela Federação Europeia da Indústria de Ração Animal (Fediaf) – parâmetro que usamos, já que no Brasil não existe regulamentação sobre os níveis adequados de nutrientes para rações. 
Em relação à qualidade da gordura, essencial para a absorção de vitaminas e para o sabor da ração, Pro Plan, Royal Canin e Dog Chow para adultos se destacaram. Porém, a Champ, nas duas categorias, apresentou quantidade de gordura insuficiente. Para filhotes, a melhor foi a Dog Chow. 
Em relação às fibras (relacionada à saciedade do cão e ao bom funcionamento do intestino), todos os produtos foram bem avaliados, assim como no teor de carboidratos. E todos se saíram bem nas quantidades de cálcio (importante para o funcionamento nervoso e muscular e para a formação e a manutenção dos ossos) e de fósforo. Já quanto ao zinco, cuja deficiência é relacionada a alterações no pelo, no trato digestivo e no sistema imunológico, Equilíbrio, Golden e Max para adultos apresentaram níveis um pouco abaixo do recomendado. Para filhotes, vimos essa falha só na marca Herói.
 
 

Cão e muita ração

Calorias também são importantes
Quanto ao valor energético, essencial para atingir as necessidades do cão, Equilíbrio, Pro Plan e Royal Canin foram as melhores. Já para filhotes, Golden e Dog Chow se destacaram. O pior resultado foi o da Herói para filhotes: cada 100 g oferece menos do que as 340 calorias mínimas recomendadas pela Associação Nacional dos Fabricantes de Alimentos para Animais de Estimação.

Escolha a melhor ração para o seu cão.

Também ficamos de olho na qualidade da matéria-prima. Em relação ao teor de umidade (se alto, pode favorecer o desenvolvimento de fungos), todas as marcas se saíram bem. Elas também não mostraram contaminação por metais. Porém, a Herói para filhotes usa, nos ingredientes, cálcio acima do recomendado, o que pode indicar excesso de restos de ossos, pés e bicos de aves no alimento. Isso é capaz de causar prisão de ventre no cão e dificuldade para absorver nutrientes.

Por fim, a rotulagem foi o critério do teste que alcançou as melhores notas. Só a Magnus, para adultos, foi considerada aceitável. Seu rótulo tem letras pequenas e borradas, o que dificulta um pouco a leitura e a localização das instruções.

Confira agora nosso vídeo com dicas do médico veterinário Thiago Gomes sobre a alimentação do seu cão:

 

Gostou deste conteúdo? Cadastre-se agora e receba gratuitamente informações da PROTESTE! Se você é associado e precisa de ajuda, ligue para nosso Serviço de Defesa do Consumidor pelo 0800 282 2204 (de telefone fixo) ou (21) 3906-3900 (de celular).

Deixe seu comentário()

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.