Notícia

Sabor & Equilíbrio: boa opção, com ressalvas

Analisamos a nova linha da Sadia que, em geral, cumpre proposta saudável. Mas, como os pratos variam, é importante sempre ler o rótulo.

19 março 2013

Atenta ao consumidor moderno, sem tempo para cozinhar, a Sadia lançou a linha Sabor & Equilíbrio. Mas será que as cinco opções de pratos congelados, comercializados apenas no Rio de Janeiro, são, como o nome sugere, saudáveis e uma boa opção para substituir as principais refeições do dia?

Com base na rotulagem, analisamos essas questões e, de uma forma geral, os resultados são positivos, principalmente para uma porção pronta. Contendo baixos teores de gordura e, elevados, de fibras, são produtos que podem ser ingeridos, mas desde que inseridos em uma dieta balanceada.

Entretanto, prefira, sempre que possível, alimentos frescos, minimamente processados e preparados na hora. Confira nossas considerações.

  • As calorias variam de 270 kcal, do prato Arroz multi-grãos com frango e vegetais, às 381 kcals do Penne Oriental. Como as necessidades energéticas, determinadas por fatores como sexo, idade e atividade física, variam entre pessoas, esse valor calórico pode ser baixo para alguns indivíduos. O ideal é que os pratos sejam complementados com saladas e/ou sucos não industrializados.
  • O teor de fibras é satisfatório, oscilando de 3,6 g (Arroz multi-grãos) a 9 g (Penne Caprese), com destaque para os Pennes Caprese e Oriental, que atendem a quase 40% das exigências diárias desse nutriente para um adulto.
  • Mesmo com variações, os níveis de teor de gorduras (total e saturada) são baixos e os rótulos informam que não há a nociva gordura trans.
  • Os teores de sódio são aceitáveis apenas nos Pennes Caprese e Oriental. Nos outros congelados, variam de 1080 mg (Risoto 4 vegetais com carne) a 1193 mg (Risoto Primavera com frango), valores elevados tendo em vista que a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda um consumo máximo diário de 2000 mg.
  • Outro teor, o de proteína, deixa a desejar, com as massas, contendo-a em quantidade maior, sendo novamente a melhor opção entre os pratos.
  • Ingredientes inevitáveis em congelados, os aditivos alimentares não trazem riscos à saúde. Eles incluem estabilizantes, corantes, espessantes, aromatizantes e realçadores de sabor.  

Veja, abaixo, fotos dos produtos, na embalagem, e prontos para o consumo.

*R$ 7,98 (preço de referência, Rio de Janeiro)

Penne Oriental (penne integral com frango, cenoura, ervilha e abobrinha)
Risoto 4 vegetais com carne
Risoto Primavera com frango (arroz branco com frango, vagem, cenoura, milho e cebola)
Arroz multi-grãos com frango e vegetais
Penne Caprese (penne integral ao molho de tomate, frango, mussarela e manjericão)

Deixe seu comentário()

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.