Notícia

Tapiocas: saiba por que devem ser consumidas com atenção

Mesmo considerado um alimento saudável, ele não traz fibra e é rico em carboidratos com alto índice glicêmico. Avalie os prós e contras na hora de consumi-lo.

03 outubro 2017
tapioca2

Obtida a partir da fécula de mandioca, a tapioca tem as vantagens de não conter gordura, glúten e sódio, e não precisar de óleo no preparo. Mas, mesmo sendo considerada saudável, ela não traz fibras e é rica em carboidratos com alto índice glicêmico. Por isso, avalie, a seguir, as vantagens e desvantagens deste alimento e consuma com moderação.

Vantagens

- Não contém gordura.

- Não precisa de óleo na hora de preparar na frigideira.

- Não contém glúten. Por isso, é uma boa opção para os celíacos (alérgicos à proteína do glúten) e aos intolerantes ao glúten.

- Como é um produto natural, traz baixos teores de sódio e não possui conservantes. Porém, algumas marcas adicionam essas substâncias durante a fabricação.

 - Por possuir um sabor neutro, combina com os mais diversos tipos de recheios doces e salgados. Mas cuidado para não exagerar.

Desvantagens

- É um alimento rico em carboidrato, tem alto índice glicêmico (dessa forma, é rapidamente absorvido pelo organismo, podendo levar a um pico de glicemia) e é pobre em fibras. Para reduzir o valor glicêmico da tapioca, acrescente fibras, como chia ou linhaça ao preparo.

- Possui baixas quantidades de vitaminas e minerais. Para enriquecer o valor nutritivo, hidrate a farinha de tapioca com suco de frutas, legumes ou folhas coadas, por exemplo.

- Traz baixo teor de proteínas. Para compensar isso, uma boa dica é incluir no recheio alimentos como queijos magros, ovos e tofu.

Gostou deste conteúdo? Cadastre-se agora e receba gratuitamente informações da PROTESTE! Se você é associado e precisa de ajuda, ligue para nosso Serviço de Defesa do Consumidor pelo 0800 282 2204 (de telefone fixo) ou (21) 3906-3900 (de celular).

Deixe seu comentário()

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.