Guia de Compras

Café: guia de compras

07 junho 2019

07 junho 2019
Para usufruir de todos os benefícios do produto, coloque em prática nossas dicas na hora da escolha e, depois, ao guardá-lo em casa.

Quando for comprar o seu café, fique de olho nos seguintes aspectos:

Escolha o café que tenha sido produzido há, no máximo, três meses;
Opte por embalagens pequenas de café, a fim de consumir rapidamente e impedir que as propriedades sejam alteradas;
Verifique a condição da embalagem. Não pode estar com rasgos ou furos;
Verifique a presença do Selo de Pureza da ABIC estampado nas embalagens dos cafés. A ABIC (Associação Brasileira das Indústrias de Café) possui um programa que monitora se o café é puro, sem adulteração ou misturas, oferecendo segurança, qualidade e respeito ao consumidor;
Escolha a categoria de café que mais lhe agrada! É possível ver no selo da ABIC também a classificação das categorias do café Tradicional, Superior, Gourmet e não recomendada para consumo. 

Dicas de armazenamento para Café Torrado e Moído

A forma como você conserva o café pode ser um determinante na qualidade da sua bebida. Portanto, guarde o café em local seco e fresco distante da incidência de luz solar e de produtos que possam alterar o seu aroma, como por exemplo, temperos, produtos de limpeza e de higiene.

Depois de aberto, mantenha o pó na própria embalagem utilizando um prendedor ou o transfira para um recipiente escuro que seja hermeticamente fechado, a fim de impedir a entrada de ar, luz e umidade. Continue guardando o café na despensa após aberto e evite a geladeira! Há quem diga que o café pode durar mais tempo sob refrigeração, mas, na verdade, esse tipo de armazenamento pode levar ao aumento da umidade. A umidade ocasiona, a partir de um determinado teor, a aglomeração e posteriormente o desenvolvimento microbiano, além de acelerar o processo de deterioração do café. 

 

Imprimir Enviar a um amigo