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Ao leite, branco ou meio amargo?

27 março 2012
chocolate

27 março 2012

PROTESTE avaliou os rótulos de treze ovos de páscoa e de dois coelhos de chocolate


Não existe grande diferença nutricional ou calórica entre o chocolate ao leite e o branco. O branco é ligeiramente mais calórico, mas essa diferença não altera a quantidade recomendada de consumo, que é limitada pela gordura, como mostra a foto.

Também não encontramos diferenças significativas de preço entre ovos de chocolate ao leite, branco ou meio amargo quando comparamos os preços por 100g. Sendo assim, a escolha entre as diferentes versões deve ser feita pelo sabor.

Porção ideal
A porção ideal para consumo de chocolates por adultos não deve ultrapassar 18g por dia (ou, no caso da barra de chocolate Garoto de 180g, dois quadradinhos). Para chegar a esta porção tomamos como base recomendações da Anvisa e da Organização Mundial de Saúde.

Sem gordura trans, mas com muita gordura

Todos os ovos analisados dizem não conter gorduras trans. Porém, isso não faz deles alimentos menos nocivos à saúde. Uma porção de 25g de chocolate ao leite traz 8g de gorduras totais, o que representa 32% do montante final que vai parar na sua boca.

O teor de açúcar não entrou no estudo porque nem todos os ovos apresentam na rotulagem quanto dos carboidratos é açúcar.

Chocolate amargo também tem muita gordura

Até pouco tempo, acreditava-se que o consumo de chocolate amargo era benéfico para a saúde, já que ele apresenta uma quantidade maior de cacau e, consequentemente, de flavonoides (antioxidantes presentes naturalmente no cacau). No entanto, estudos recentes demonstram que este efeito benéfico só é alcançado se a ingestão do chocolate amargo acontecer em níveis moderados, pois seus teores de gordura são altos.

Em outras palavras, assim como os demais tipos de chocolate, o amargo ou meio amargo não deve ser consumido com frequência. O consumo frequente pode levar ao ganho de peso e ao aumento do colesterol.

Tabela nutricional dos ovos de páscoa analisados

Tipo de Chocolate (Porção de 25 gramas) Valor energético (g) Carboidratos (g) Proteínas (g) Gorduras Totais (g) Gorduras Saturadas (g) Fibra alimentar (g) Sódio (mg)
Ao Leite 134 14 2 8 5 1 21
Branco 136 15 2 8 5 0 34td>
Amargo 126 14 2 7 4 2td> 21

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