Como fizemos o teste

Hambúrguer Vegetal: como fizemos o teste


Veja, aqui, todos os parâmetros que nos ajudaram a chegar aos resultados de nosso teste de hambúrguer vegetal.

COMO FIZEMOS O TESTE – HAMBÚRGUER VEGETARIANO

A PROTESTE avaliou a qualidade das principais marcas de hambúrguer vegetal disponíveis no mercado.

1. METODOLOGIA

Neste teste comparativo foi avaliada a qualidade dos lotes de 6 marcas de hambúrguer vegetal. São elas: Futuro Burger/Fazenda Futuro, NotBurger/ NotCo, Plant Plus Foods, Veg&Tal/Sadia, Incrível Burger/Seara, The New.

As análises laboratoriais e sensoriais foram realizadas por Laboratório devidamente acreditado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO) e credenciado junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). 

Foram avaliados os seguintes parâmetros:

SAUDABILIDADE

Composição nutricional de relevância - Avaliamos no laboratório as concentrações de proteínas, carboidratos, gorduras totais, gorduras saturadas, gorduras mono e poli-insaturadas, gorduras trans, fibras totais e sódio.
Aditivos - avaliamos a quantidade de aditivos declarados na lista de ingredientes e se causam malefícios à saúde do consumidor.

CONSUMO SEGURO

Rotulagem: observamos se as informações dos rótulos respeitam as legislações e se orientam o consumidor adequadamente.
Veracidade das Informações Nutricionais: comparamos as concentrações dos nutrientes obtidas no laboratório com os valores fornecidos pelas tabelas nutricionais das embalagens.
Microbiologia: avaliamos a presença Escherichia coli, Bacillus cereus, Salmonella e Staphylococcus coagulase positiva.  
Matérias estranhas: verificamos se os produtos apresentam impurezas e matérias estranhas a nível macro e microscópico.

CONVENIÊNCIA

Conveniência no porcionamento - Verificamos se os produtos possuem embalagens individuais. 
Inspeção visual - Verificamos se as embalagens são adequadas para os produtos testados e se o consumidor consegue visualizar as condições do produto a partir das embalagens. 
Praticidade:
Facilidade na abertura – verificamos se as embalagens são fáceis de abrir
Opções de preparo – verificamos as opções de preparo que cada produto fornece. 

O conteúdo do presente estudo é meramente informativo, exercendo a PROTESTE apenas o direito à informação dos consumidores. Os resultados obtidos se referem a determinados lotes das marcas disponíveis no mercado. Confira abaixo os lotes testados de cada marca e as legislações utilizadas para a realização do teste:

Coleta de preço

Para análise do produto Escolha Certa, além do desempenho no teste, foi levado em consideração o preço médio dos produtos. Para fins de padronização, após a coleta dos preços por embalagem,  foi feita a coversão para o preço equivalente a 1kg de hambúrguer vegetal de cada marca, o que também facilita a comparação dos valores por parte do leitor. 

Os preços foram coletados para os produto nas versões de 200g, 226g ou 230g, de acordo com cada marca,  durante  três dias consecutivos, de 05 a 07 de dezembro de 2022, através de sites de lojas, supermercados e site de aplicativo de delivery: Magalu Site; Pão de Açúcar Site; Zona Sul; Carrefour mercado site; Bassi site; Sonda delivery; St Marche; Emporio Quatro estrelas; Viver bem saudável;Grutz; Supermercado Angeloni; Me gusta veg; Clube Extra; Supermercado Bistek; Raiz orgânicos; Mambo delivery; Farmácia Pague menos site; Madrid Supermercados;Horti Fruti; Supermercado Imperatriz; Mercato verde site; Extraplus site; Loja Palato ; Supermercado Kaçula; Confiança delivery; SuperBom; Supermercado;Dmarket; Bretas; Natural da terra; Supermercado Estrela Azul; Super Mufatto; Lojas aplicativo Rappi: Carrefour; Oba hortifruti; Emporium; Natural da terra; Turbo (lojas de São Paulo foram consideradas, nesse caso), e Submarino site.

2. LEGISLAÇÕES

A metodologia seguiu as legislações aplicáveis que são:

RESOLUÇÃO Nº 54, DE 12 DE NOVEMBRO DE 2012 (ANVISA/MS): Dispõe sobre o Regulamento Técnico sobre Informação Nutricional Complementar. 

RESOLUÇÃO RDC Nº 259, DE 20 DE SETEMBRO DE 2002 (ANVISA/MS): Aprova o Regulamento Técnico sobre Rotulagem de Alimentos Embalados.

RESOLUÇÃO DA DIRETORIA COLEGIADA - RDC Nº 429, DE 8 DE OUTUBRO DE 2020 (ANVISA/MS): Dispõe sobre a rotulagem nutricional dos alimentos embalados.

INSTRUÇÃO NORMATIVA - IN N° 75, DE 8 DE OUTUBRO DE 2020 (ANVISA/MS): Estabelece os requisitos técnicos para declaração da rotulagem nutricional nos alimentos embalados

RESOLUÇÃO DE DIRETORIA COLEGIADA – RDC Nº 359, DE 23 DE DEZEMBRO DE 2003 (ANVISA/MS): Regulamento Técnico de Porções de Alimentos Embalados para Fins de Rotulagem Nutricional, conforme o Anexo

RESOLUÇÃO DA DIRETORIA COLEGIADA - RDC Nº 727, DE 1° DE JULHO DE 2022 (ANVISA/MS): Dispõe sobre a rotulagem dos alimentos embalados.

LEI No 10.674, DE 16 DE MAIO DE 2003: Obriga a que os produtos alimentícios comercializados informem sobre a presença de glúten, como medida preventiva e de controle da doença celíaca

RESOLUÇÃO DA DIRETORIA COLEGIADA – RDC Nº 360, DE 23 DE DEZEMBRO DE 2003 (ANVISA/MS): REGULAMENTO TÉCNICO SOBRE ROTULAGEM NUTRICIONAL DE ALIMENTOS EMBALADOS

RESOLUÇÃO DA DIRETORIA COLEGIADA - RDC Nº 623, DE 9 DE MARÇO DE 2022 (ANVISA/MS): Dispõe sobre os limites de tolerância para matérias estranhas em alimentos, os princípios gerais para o seu estabelecimento e os métodos de análise para fins de avaliação de conformidade.

LEI Nº 8.078, DE 11 DE SETEMBRO DE 1990 - estabelece normas de proteção e defesa do consumidor, de ordem pública e interesse social, nos termos dos arts. 5°, inciso XXXII, 170, inciso V, da Constituição Federal e art. 48 de suas Disposições Transitórias.

INSTRUÇÃO NORMATIVA SDA Nº 20, DE 31 DE JULHO DE 2000: Regulamentos Técnicos de Identidade e Qualidade de Almôndega, de Apresuntado, de Fiambre, de Hambúrguer, de Kibe, de Presunto Cozido e de Presunto.