Como fizemos o teste

Como fizemos o teste


As principais marcas de espaguete disponíveis no mercado foram compradas anonimamente nas lojas. Nós não aceitamos amostras grátis de fabricantes.

Os laboratórios que fazem as análises são acreditados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Para manter a independência de nossos testes, não revelamos seus nomes. Baseamos o teste nas normas nacionais que melhor retratam os interesses do consumidor, e utilizamos as seguintes avaliações:

1. Rotulagem 

Verificamos se os rótulos continham todas as informações exigidas pela legislação, além de outros dados importantes para sanar as dúvidas do consumidor;

2. Microbiologia

Avaliamos a presença de bactérias como Escherichia coli, Bacillus cereus, Salmonella spp e Estafilococos coagulase positiva.

3. Sujidades

Avaliamos a presença de fragmentos de insetos, pelos de roedores, entre outros.

4. Análises físico-químicas

Avaliamos micotoxinas (aflatoxinas B1, B2, G1, G2; Deoxinivalenol, Zearalenona, Ocratoxina A – OTA) e metais pesados (arsênio, chumbo e cádmio).

5. Análise sensorial

Realizada por consumidores que avaliaram os atributos consistência, cor, sabor e aroma das diferentes marcas de macarrão.