Notícia

Água de coco: na caixinha ou direto da fruta?

Marcas de água de coco de caixinha não são 100% naturais como dizem e contém mais sódio do que anunciam em seus rótulos.

31 julho 2017
teste-aguadecoco00

Água de coco hidrata, tem poucas calorias e oferece diversos benefícios ao corpo humano, ainda mais para quem pode degustar com um canudinho direto da fruta e de frente para o mar. Como nem todos têm esse privilégio, lançar mão da bebida em caixinha é válido, mas é preciso atenção: alguns produtos não são 100% naturais como dizem e trazem mais sódio em sua composição do que anunciam em seus rótulos

O teste da água de côco

Analisamos embalagens de um litro (1L) de seis marcas de água de coco industrializadas presentes no mercado: as cinco mais vendidas (de acordo com a revista SuperHiper) – Kero Coco, SoCoco, DuCoco, Coco do Vale e Do Bem – e a marca Obrigado, que tem a proposta de ser elaborada sem a adição de açúcares e conservantes. O objetivo era avaliar a rotulagem, acidez, presença de açúcar e micro-organismos e análise sensorial dos produtos comercializados na caixinha. 

A boa notícia é que todas as marcas atenderam aos padrões de higiene e pH previstos na legislação, além de apresentarem baixos teores de açúcar . Porém, alguns problemas apareceram na rotulagem. Verificamos que algumas informações presentes no rótulo podem levar você a uma interpretação errada dos produtos, como alegações "100% coco praiano", "Sem conservadores" e "Sem adição de açúcar", já que substâncias como sacarose e metabissufito de sódio (INS 223) e potássio (INS224) estão presentes na lista de ingredientes. Alegações como essas não são permitidas por lei.
teste-aguadecoco

Constatamos também que há informações ausentes em algumas embalagens do produto. Dos seis testados, quatro (Coco do Vale, DuCoco, KeroCoco e Obrigada) não trazem a data de fabricação. Embora não seja um dado obrigatório, ele permite que você opte por bebidas produzidas mais recentemente. O modo de conservação e a informação sobre o perigo à saúde quando essas indicações não são seguidas, previstas em lei, também foram omitidas. 

Já na análise da veracidade das informações, vimos que a marca Coco do Vale, apresentou 60% a mais de sódio e 31% de potássio na amostra do que o informado no rótulo; a DuCoco, continha um teor de potássio 37% maior que o descrito em sua embalagem; e a SoCoco, traz a maior variação de sódio entre todas as analisadas: 64% a menos do valor indicado na caixinha. 


Vale a pena consumir?

No geral, por se tratar de um líquido com baixo teor de açúcar, segundo critérios internacionais de avaliação, a água de coco industrializada é uma opção mais saudável do que bebidas adoçadas, como refrigerantes e sucos de caixinha. Entretanto, você deve estar atento ao rótulo optando pelos produtos que não tragam na sua lista de ingredientes açúcares (ainda que adicionados para padronização (padronização do produto) e conservantes

Para diabéticos e hipertensos vale um alerta: mesmo direto da fruta, a água de coco não deve ser consumida em excesso, pois contém naturalmente sódio e açúcares, variando de acordo com a maturação do fruto. 

Veja abaixo a avaliação global das marcas: 

tabela-teste-aguadecoco

Gostou deste conteúdo? Cadastre-se agora e receba gratuitamente informações da PROTESTE! Se você é associado e precisa de ajuda, ligue para nosso Serviço de Defesa do Consumidor pelo 0800 282 2204 (de telefone fixo) ou (21) 3906-3900 (de celular).

Deixe seu comentário()

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.