Notícia

Aprenda o jeito certo de servir cerveja

Na hora de servir a bebida atente à temperatura, ao tipo de copo e, até mesmo, à forma de despejar o líquido ao servir. Saiba como fazer corretamente!

25 maio 2018
como-servir-cerveja

Para apreciar o sabor e o aroma da cerveja são necessários alguns cuidados importantes. A temperatura da bebida deve ser a correta, a espuma abundante e cremosa e o líquido límpido e suavemente borbulhante.

Quer saber qual cerveja se saiu melhor em nosso teste? Clique aqui e confira!

Pensando nisso, reunimos dicas rápidas e essenciais para que você possa curtir a sua cerveja da melhor maneira possível. Quer saber quais são elas, confira a seguir.

Temperatura

Não há nada comparável com uma cerveja bem gelada, não é mesmo? Mas não exagere! Se a bebida estiver gelada demais, torna-se difícil apreciar corretamente o seu aroma e sabor. Isso acontece devido a uma maior perda de sensibilidade dos órgãos sensoriais.

Vale citar que, para as cervejas de fermentação baixa, as temperaturas ideais são entre 5 a 7°C. Por sua vez, as de fermentação alta ou especiais devem ser servidas entre 10 a 12°C.

Confira nosso e-book com a opinião de especialistas sobre mais de 200 cervejas belgas

Copo

O aspecto mais importante da cerveja é o colarinho, ou seja, a espuma que fica no topo. Uma cerveja sem colarinho perde rapidamente o seu aroma, daí a importância do copo correto para servi-la.

Entre os mais recomendados estão os de vidro ou de cristal de espessura fina, sendo a tulipa o mais indicado para degustação. Como ela tem o bordo estreito, a temperatura da cerveja fica mais estável e fresca por mais tempo, principalmente por conservar o colarinho.

cerveja-colarinho

Outro aspecto importante está ligado à higiene dos copos. Os restos de gordura dentro do recipiente impedem a estabilidade da espuma.

Portanto, o copo tem de estar sempre muito limpo e, para isso, é necessário lavá-lo com água e sabão neutro, enxaguar muito bem e deixar secar naturalmente (nunca utilizando qualquer tipo de pano).

Servir

Até mesmo a forma de despejar o líquido no copo influencia na experiência de degustar uma boa cerveja.

Para servi-la de maneira correta, incline um pouco o copo, verta a cerveja com lentidão sobre o bordo, sem formar espuma. Com o copo meio cheio, endireite-o bruscamente e afaste-o de forma progressiva da garrafa, lata ou torneira.

A engenheira de alimentos Khatia Zanatta te conta tudo o que você precisa saber sobre cerveja

Gostou deste conteúdo? Cadastre-se agora e receba gratuitamente informações da PROTESTE! Se você é associado e precisa de ajuda, ligue para nosso Serviço de Defesa do Consumidor pelo 0800 282 2204 (de telefone fixo) ou 4003-3907.

Deixe seu comentário()

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.