Bebidas energéticas: elas podem oferecer riscos à sua saúde
Elas têm sódio demais, excesso de açúcares e, quando misturadas com bebida alcoólica, tendem a ser tornar perigosas.
Em relação ao sódio, saiba que a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda o consumo de, no máximo, 2 g por dia desse mineral. Em nosso teste, vimos que a Extra Power e a Flying Horse têm 270 mg e 370 mg de sódio por lata, respectivamente. Assim, quem consumir quatro latinhas da Flying Horse já atinge o consumo de 1.480 mg, o que equivale a 74% do recomendado ao dia. E vale lembrar: o excesso de sódio tende a levar à hipertensão.
Quanto à quantidade de açúcares totais, a situação é ainda pior. A OMS recomenda o consumo diário de 50 g (considerando uma dieta de 2 mil calorias). E sabe o que encontramos? A maioria das marcas tem, pelo menos, a metade dessa quantidade em apenas uma latinha.
Observamos ainda que as informações contidas nos rótulos nem sempre são verdadeiras. Com exceção da Flash Power, todas as outras bebidas ultrapassaram os 20% de diferença permitida por lei para a quantidade de sódio, sendo que Red Bull foi a com menor margem de erro (25%) e a Fusion, a maior (absurdos 287%!).
Vale destacar ainda que em produtos como o TNT (foto abaixo), não há destaque para avisar que a bebida não deve ser consumida com álcool, nem por gestantes, mulheres que amamentam, idosos e pessoas doentes. Já na V!be, as mensagens vêm com o devido destaque, conforme exigido por lei.
Gostou deste conteúdo? Cadastre-se agora e receba gratuitamente informações da PROTESTE! Se você é associado e precisa de ajuda, ligue para nosso Serviço de Defesa do Consumidor pelo 0800 282 2204 (de telefone fixo) ou (21) 3906-3900 (de celular).