Notícia

Galão de água agora tem data de validade

14 janeiro 2010

14 janeiro 2010

Descubra como verificar o prazo do garrafão e veja as nossas dicas para adquirir o produto.

Os garrafões e outras embalagens plásticas retornáveis para água mineral e potável, passaram a ter data de validade obrigatória. Isso é importante pois os garrafões de plástico antigos se desgatam o que, com o tempo favorece a contaminação da água.

A medida foi estabelecida pela portaria nº 358 do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) e determina que o prazo de validade dos galões de 10 e 20 litros de água mineral seja de três anos.

Os comércios que possuem os recipientes inadequados e sem destino podem doá-los à Vigilância Municipal, que os encaminhará à reciclagem.

Como verificar se seu garrafão está na validade

Se você tem um galão antigo em casa, ainda sem data de validade, veja se este não deve ser trocado. Se a informação sobre a data de validade ainda não estiver disponível no garrafão que está na sua casa, procure a data de fabricação, encontrada no parte inferior da embalagem ou próxima ao bico.


A data de validade ou de fabricação dos galões fica na parte inferior ou no bico.

Veja que a data de validade presente no rótulo se refere à água e não à data de validade do garrafão. E, mesmo que a água esteja dentro de sua data de validade, ela não é própria para o consumo se o garrafão estiver vencido.

O envase ou reenvase de água mineral e potável de mesa nas embalagens plástico-garrafão retornável de 10 e 20 litros serão admitidas até seguintes datas:

Vasilhames fabricados em: Permitidos até:
2005 30 de janeiro de 2010
2006 30 de abril de 2010
Entre 1º de janeiro de 30 de junho de 2007 30 de junho de 2010

Dicas ao comprar garrafões de água

  • Observe o estado do garrafão;
  • Verifique a data do envase;
  • Veja se o lacre e rótulos estão intactos e dentro do prazo de validade. Caso a data esteja vencida, denuncie imediatamente à Vigilância Sanitária de seu município;
  • Não compre garrafões que estejam expostos ao sol e que fiquem estocados irregularmente.

Quem é associado da PROTESTE e teve problemas para trocar o galão, ligue para ligue para (21) 3906-3900. Se ainda não é associado, descubra como poderemos ajudá-lo pelo telefone (21) 3906-3800.


Imprimir Enviar a um amigo