Notícia

Seu cachorro levou uma picada de abelha? Saiba o que fazer!

Nossas dicas te ajudam a garantir a saúde e bem estar do seu melhor amigo. Confira a seguir!

02 maio 2018
cachorro-picada-abelha

Os cachorros são animais curiosos e que adoram brincar. No entanto, em jardins ou parques e até mesmo em casa há uma ameaça bem pequena que pode causar um grande susto e desconforto: as abelhas.

Para abelhas e outros insetos, o tamanho e os movimentos de um cão podem assustar e representar perigo. E quando elas se sentem ameaçadas, elas podem revidar utilizando seu ferrão. 

Uma picada de abelha pode causar no organismo do animal basicamente os mesmos sintomas enfrentados pelos humanos.

Em um primeiro momento, existe a dor causada pela entrada do ferrão e também pela ação do veneno no local da picada. Contudo, o grande problema é quando o veneno causa uma reação alérgica chamada de anafilaxia.

Clique aqui e encontre tudo o que você precisa saber para garantir a saúde e bem estar do seu cãozinho

Não são todos os cachorros que apresentam reação alérgica em virtude da picada de um inseto. Mas existe uma grande chance desta reação acontecer. Por isso, os donos precisam ficar atentos a alguns sinais

Entre os sintomas mais comuns de anafilaxia estão: as náuseas, os vômitos, o inchaço da garganta e a dificuldade para respirar

Se isso acontecer é preciso levá-lo ao veterinário imediatamente. Isso porque essa reação pode ocorrer em apenas alguns segundos e é capaz de tomar proporções perigosas à saúde do cachorro. 

No veterinário, o estado do cão será analisado e ele receberá a medicação adequada para o tratamento da picada.

cachorro-veterinario

Como saber se seu cachorro foi picado e o que fazer num primeiro momento?

Alguns sintomas são bem comuns em animais que são picados. O mais evidente deles é o inchaço de alguma parte do corpo.

Além disso, o choro, a coceira, os arranhões e a salivação excessiva também podem significar que ele foi vítima de uma abelha. 

A picada costuma acontecer no rosto, nas patas ou até mesmo dentro da boca, e o mais importante é não entrar em pânico.

Saiba mais sobre o seguro-pet

Em primeiro lugar, transmita calma para seu cão, para que ele não fique desesperado com a dor ou com o inchaço.

Se for possível visualizar o ferrão, tente removê-lo com cuidado para que o mesmo não se afunde ainda mais e espalhe o veneno. Depois, é aconselhável aplicar gelo no local como forma de abrandar a dor.

cao-abelha

Por fim, fique de olho na recuperação do seu “amigo”, pois existem alguns raros casos de anafilaxia tardia, que precisa ser tratada junto a um veterinário, como já informado aqui.

Se tudo ocorrer bem, ele estará são e salvo em algumas horas, e totalmente recuperado.

Gostou deste conteúdo? Cadastre-se agora e receba gratuitamente informações da PROTESTE! Se você é associado e precisa de ajuda, ligue para nosso Serviço de Defesa do Consumidor pelo 0800 282 2204 (de telefone fixo) ou 4003-3907.

Deixe seu comentário()

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.